• Carregando...
Veja que Dilma e Serra oscilaram para baixo na pesquisa Vox Populi |
Veja que Dilma e Serra oscilaram para baixo na pesquisa Vox Populi| Foto:

São Paulo e Rio de Janeiro - Pesquisa Vox Populi divulgada ontem mostra Dilma Rousseff (PT) com 49% das intenções de votos totais, enquanto José Serra (PSDB) aparece com 38%. A diferença entre os dois presidenciáveis vem se mantendo nos últimos dias. Ibope, Datafolha e Vox Populi têm apresentado os mesmos índices, o que indicaria a eleição da petista. Pelos votos válidos, Dilma conta com 57% contra 43%. Se­­gundo a pesquisa, 88% dos entrevistados dizem já ter certeza da decisão tomada.

Temendo que a ampliação da diferença de Dilma sobre Serra nas pesquisas desanime seus eleitores e aumente a abstenção – em razão do feriado de Finados [2 de novembro] –, os tucanos decidiram registrar no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pesquisas eleitorais internas para poder divulgar seus resultados no horário eleitoral que, segundo afirmou ontem o candidato a vice Indio da Costa (DEM), apontam empate técnico com a adversária.

"Registramos para poder mostrar para a população e dizer o seguinte: não viaje, fique na sua cidade e vote. Porque se isso acontecer, o Serra será presidente do Brasil. A eleição vai ser apertada para qualquer um dos lados", disse Indio.

Reclamação

José Serra reagiu com indignação após a primeira pesquisa do Vox Populi indicar a ampliação da diferença de intenções de voto em favor de Dilma. Disse que o instituto era "desqualificado". Após os resultados de Ibope e Datafolha, o candidato disse que "há uma crise nas pesquisas" de intenção de voto. Indio alegou problemas de metodologia.

A campanha tucana contratou o instituto GPP por R$ 160 mil. O levantamento foi realizado entre sábado e ontem, ouvindo 4.047 pessoas. Ela está registrada no TSE sob o número 37.219/2010.

Regiões

Segundo o Vox Populi, no Nor­­­deste, a petista conta com 64% das intenções de votos contra 27% do adversário. No Sul, a vantagem é do tucano: 47% a 39%. No Sudeste, Dilma venceria por 44% a 40%.

A pesquisa mostra que a petista venceria entre eleitores católicos (51% a 39%), católicos não praticantes (53% a 35%) e evangélicos (44% a 41%). Entre os eleitores que não têm religião, a vantagem da petista é de 46% a 38%.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]