• Carregando...

A primeira semana de horário eleitoral gratuito na televisão mostrou que as propostas ainda não são o carro-chefe das propagandas dos candidatos à Presidência e ao governo do Paraná. Quem já foi eleito a cargos políticos – como os presidenciáveis Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) e o atual governador Beto Richa (PSDB) – apostou principalmente em apresentar suas realizações, sem dar muito espaço para os novos compromissos.

Richa, por exemplo, tem citado o projeto Mãe Paranaense e a dragagem do Porto de Paranaguá, mas ainda não investiu na apresentação de novas propostas para um eventual segundo mandato. Quando está em cena, o governador tem aproveitado também para atacar seus principais concorrentes, dizendo que o estado estava um caos quando assumiu o governo no lugar de Roberto Requião (PMDB) e que o governo federal, do qual fazia parte a candidata Gleisi Hoffmann (PT), boicotou o estado durante seu mandato.

Criticas

Gleisi, que restringiu suas primeiras aparições no horário eleitoral a apresentar sua carreira política e a tecer críticas sutis a Richa, tirou seu programa do estúdio e passou a alternar a apresentação de propostas, como a do Mais Médicos Especialistas, com respostas a críticas recebidas – principalmente no que diz respeito à liberação de empréstimos ao Paraná.

Na primeira semana de propaganda eleitoral, Requião apresentou três programas bem distintos: o primeiro com propostas e críticas, o segundo com críticas aos candidatos que fazem "programas cinematográficos" e o terceiro em que usa uma reportagem de tevê para criticar a gestão do atual governador Beto Richa.

Presidenciáveis

As propostas para o futuro também não tiveram muito espaço nos programas eleitorais dos principais presidenciáveis. Aécio e Dilma optaram por tentar conquistar os eleitores mostrando aquilo que já fizeram. O tucano ao menos apresentou uma proposta concreta: reduzir o número de ministérios. Já Marina Silva (PSB) usou boa parte de seu tempo no ar para criticar os que fazem programas "cinematográficos", para agradecer os apoios que tem recebido e para garantir que a nova chapa vai assumir os compromissos de Eduardo Campos. Sobre propostas para o futuro, a ex-ministra disse apenas que a escola de tempo integral será prioridade e que levará adiante o projeto de destinar 10% da receita bruta do país à saúde.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]