• Carregando...

TEMPO DE RÁDIO E TV

Governo

Beto Richa (PSDB): 8´42"

Gleisi Hoffmann (PT): 4´

Roberto Requião (PMDB): 2´56"

Senado

Alvaro Dias (PSDB): 4´21"

Ricardo Gomyde (PCdoB: 2´

Marcelo Almeida (PMDB): 1´28"

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) divulgou que o candidato Ogier Buchi (PRP) abrirá a propaganda eleitora gratuita em TV e rádio entre os candidatos ao governo do Paraná. A propaganda começa no dia 19, uma terça-feira, mas o horário reservado aos candidatos a governos estaduais se inicia no dia seguinte.

Em seguida, terão espaço os candidatos Beto Richa (PSDB), Roberto Requião (PMDB), Túlio Bandeira (PTC), Bernardo Pilotto (PSol), Geonísio Marinho (PRTB), Rodrigo Tomazini (PSTU). Glesi Hoffmann (PT) é a última a falar, no primeiro dia de propaganda para o cargo de governador.

De acordo com o Tribunal, a ordem só será confirmada oficialmente com a publicação de uma resolução, que deve acontecer nos próximos dias.

Os programas são exibidos de segunda a sábado, com duração de 30 minutos, sempre em dois horários. No rádio, a transmissão acontece das 7h às 7h30 e das 12h às 12h30. Na televisão, os programas são exibidos das 13h às 13h30 e das 20h30 às 21h.

Os programas de governador, senador e deputados estaduais vão ao ar às segundas, quartas e sextas-feiras. Já os de presidente e deputados federais, às terças, quintas e sábados. O horário de propaganda gratuito termina três dias antes do pleito, no dia 2 de outubro.

Richa tem mais tempo

Com a maior coligação, formada por 17 partidos, o candidato à reeleição, Beto Richa (PSDB), tem o maior tempo: 8 minutos e 42 segundos. Gleisi Hoffmann (PT) dispõe de exatos 4 minutos, enquanto o senador Roberto Requião (PMDB) terá 2 minutos e 56 segundos.

Os candidatos Bernardo Pilotto (PSol), Geonísio Marinho (PRTB), Orgier Buchi (PRP), Rodrigo Tomazini (PSTU) e Túlio Bandeira (PTC) terão entre 50 e 54 segundos cada.

Entre os senadores, Alvaro Dias (PSDB) soma 4 minutos e 21 segundos. Ricardo Gomyde (PCdoB) terá 2 minutos; e Marcelo Almeida (PMDB), cerca de 1 minuto e meio. Os outros candidatos terão, no máximo, 27 segundos cada.

Os tempos de TV são definidos de acordo com o tamanho da bancada dos partidos que integram a coligação no Congresso. a ordem de aparição dos candidatos é definida em sorteio prévio.

Inserções

Além do horário reservado para a programação eleitoral gratuita, as coligações ainda tem direito à inserções durante a programação diária de rádio de TV.

Novamente, a coligação "Todos Pelo Paraná", de Beto Richa, lidera no número de inserções – serão 235 no total, cerca de 2 minutos e meio por dia. A coligação "Paraná Olhando para Frente", de Gleisi, terá direito a 108 inserções durante o pleito, pouco mais de um minuto por dia. A "Paraná com Governo", de Roberto Requião, terá 79 entradas de no máximo 52 segundos cada. Os outros candidatos terão entre 22 e 24 inserções com no máximo 16 segundos.

Proporcionais

Na disputa pelos cargos de deputados estaduais, duas coligações se destacam pelo tempo de TV e rádio. A coligação "Paraná que Segue em Frente" (PRB, PDT, PT e PCB) tem o maior tempo para apresentar seus candidatos: 3 minutos e meio. A coligação "Avança Paraná" (DEM, PHS, PSB, PSDB e PROS) tem direito à 3 minutos e 29 segundos.

Para os deputados federais, a coligação "União pelo Paraná" (PP, PSC, PR, PPS, DEM, PSDB, PTB e Solidariedade) passa de 8 minutos. A coligação com o segundo maior tempo é a "Paraná Sempre em Frente" (PRB, PDT, PT, PTN e PCB), com 4 minutos e 36 segundos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]