O balanço de defeitos em urnas eletrônicas nas eleições deste domingo (28), no Paraná, é de 16 aparelhos substituídos nas cinco cidades onde há segundo turno. As informações são do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), com dados atualizados por volta das 16h30.Curitiba teve dez urnas com defeito que precisaram ser trocadas e Ponta Grossa outras três. Já Maringá, Cascavel e Londrina precisaram de uma substituição cada. Ao todo, nesses cinco municípios, cerca de 2,2 milhões de eleitores depositarão seus votos nas urnas.
Urnas no primeiro turno
Durante o primeiro turno, 92 urnas precisaram ser substituídas no estado. A diferença é que todas as cidades do estado tiveram eleições no dia 7 de outubro.
A média, conforme avaliação do TRE, ficou dentro do esperado e abaixo do que foi apresentado nas últimas eleições. Em 2010, 109 urnas precisaram ser substituídas no Paraná.
Em cada local onde os aparelhos apresentam defeitos, técnicos avaliam a melhor solução para evitar atrasos no processo eleitoral. Como não houve problemas com urnas até o momento, não houve necessidade de recorrer às cédulas de papel em nenhuma seção eleitoral.
O TRE aconselha aos eleitores que compareçam cedo aos locais de votação para evitar transtornos com filas. Outra dica é levar o número do candidato anotado em um papel. Em caso de dúvidas sobre o segundo turno, a Gazeta do Povo preparou um tira-dúvidas para os eleitores.



