• Carregando...
 | Ichiro Guerra/Divulgação
| Foto: Ichiro Guerra/Divulgação

Defesa

"Petrobras está acima de crimes e malfeitos", diz presidente

Agência Estado

Após o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa decidir fazer delação premiada, a candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT) disse ontem que "não se pode confundir as pessoas com as instituições" e que a estatal está acima de eventuais desvios de conduta cometidos por seus integrantes.

"A Petrobras é muito maior que qualquer agente dela, seja diretor ou não, que cometa equívocos, crimes — ou, se for julgado, que se mostre que foi condenado. Isso não significa uma condenação da empresa. Não se pode confundir as pessoas com as instituições", disse Dilma, que convocou uma coletiva de imprensa na manhã de ontem no Palácio da Alvorada.

"O Brasil e nós todos temos de aprender que se pessoas cometeram erros, mal-feitos, crimes, atos de corrupção, isso não significa que as instituições tenham feito isso. Inclusive, nas instituições — qualquer uma — e nas empresas — inclusive nas que vocês trabalham —, pode ocorrer isso", prosseguiu a petista, dirigindo-se aos repórteres.

A Polícia Federal deflagrou na semana passada a quinta fase da operação Lava Jato, vasculhando endereços de 13 empresas de consultoria, gestão e assessoria, ligadas a uma filha, a um genro e a um amigo do ex-diretor da Petrobras.

Em seu primeiro embate com a ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, desde que ela assumiu a chapa do PSB, a presidente e candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT) disse ontem que o presidente da República "é um executor" e não "simplesmente um representante do poder", que "anda pra baixo e pra cima só representando".

"Essa história de que não precisa (de gerente), de que o país não precisa de ter um cuidado na execução das suas obras e uma obrigação de entregá-las é uma temeridade", disse Dilma, que conversou com repórteres no Palácio da Alvorada. "Ou é quem nunca teve experiência administrativa e, portanto, não sabe que é fundamental para um país com a complexidade do Brasil dar conta de tudo."

No sábado, Marina criticou a imagem de "gerente" pela qual Dilma ficou conhecida nas eleições de 2010. Segundo ela, essa característica não é fundamental para a Presidência. "O Itamar Franco não era um gerente. O FHC era um acadêmico. O Lula, um operário. Mas todos tinham visão estratégica e é por isso que equilibraram a economia e reduziram a inflação", disse Marina.

Em resposta à candidata do PSB, Dilma destacou que o presidente da República é um "executor também". "Ele (o presidente) não é pura e simplesmente um representante do poder. É mais fácil ser só um representante do poder, tenho certeza", disparou a petista. "Você anda pra baixo e pra cima só representando, que é o papel, por exemplo, dos presidentes em regime parlamentarista, no qual quem controla o gabinete é o primeiro-ministro. Não é isso, de jeito nenhum, o regime presidencialista. Tenho certeza que o povo brasileiro sabe disso".

Atrasos

Dilma disse ainda que não há atrasos no pagamento de obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Segundo matéria publicada ontem pelo jornal "O Estado de S.Paulo", o presidente da Associação Paulista de Empresários de Obras Públicas (Apeop), Luciano Amadio, afirma ter recebido, de forma recorrente, reclamações pelo atraso no pagamento de obras do programa. De acordo com Amadio, o problema se agravou a partir de abril e há relatos de atrasos de "120 a 130 dias".

"Vocês têm de mostrar e provar que tem atraso de tantos dias. Porque tem hora que as afirmações nossas não chegam ao leitor. Nós afirmamos: não há esse atraso", disse Dilma aos jornalistas. "O atraso que existe é o seguinte: até você empenhar, fiscalizar e pagar, tem um período, (pagamento) não é automático. Você não sai pagando. Tem um delay", prosseguiu a candidata. "Essa história dos pagamentos, eu posso afirmar pra vocês, é sempre assim. Sempre foi assim, durante todo o período."

Conforme a reportagem, as queixas mais comuns de atraso nos pagamentos dizem respeito a obras de saneamento e habitação, incluindo o programa Minha Casa Minha Vida, considerado uma das plataformas da campanha de reeleição da petista.

No Rio, Aécio faz promessa para tentar atrair idosos

Folhapress

Numa tentativa de ganhar terreno numa fatia de quase 48 milhões de eleitores, o candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, usou os últimos dias para lançar propostas com foco nos jovens e nos idosos. Ontem, no Rio, o candidato tucano prometeu reajustes reais maiores do que os do salário mínimo para os aposentados.

O acréscimo, segundo o tucano, se daria adicionando à fórmula atual de correção do salário mínimo um valor para compensar a variação nos preços dos remédios. "A gente sabe a dificuldade que é manter um padrão de vida digno. Além do reajuste anual, os aposentados receberão adicional que vai acompanhar a variação dos preços de medicamentos", afirmou.

Mais uma vez o custo da implantação do programa não foi especificado por Aécio — ele disse que sua equipe ainda define detalhes do projeto, como os valores dessa variação e quais remédios seriam levados em conta na hora de calcular o reajuste.

O tucano prevê a definição de uma "cesta de medicamentos" com os produtos mais usados por idosos que passariam a ter os preços monitorados pelo governo. "Vamos focar obviamente naqueles remédios utilizados, aqueles de utilização contínua, pelas pessoas mais idosas", afirmou Aécio.

Para os jovens, o presidenciável do PSDB prometeu pagar uma "poupança" para estudantes que não abandonarem o ensino médio. A ideia é criar uma poupança para estudantes que estejam entrando no ensino médio. Se o aluno não deixar a escola nem se envolver em crimes, ao fim de cada ano, o governo vai depositar R$ 1 mil em sua conta. Quando concluir o terceiro ano, o jovem poderá sacar o valor total.

A região Nordeste também foi contemplada pela ofensiva do tucano: ele prometeu ampliar o valor pago pelo Bolsa Família e premiar beneficiários que diminuam seus níveis de vulnerabilidade.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]