Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Levantamento

Empresas de pesquisa são as que mais sofrem processos depois do Google

Do início do período eleitoral até agora, foram registradas mais de 30 ações contra empresas de pesquisa em 17 estados diferentes

Segundo os dados compilados pelo projeto Eleição Transparente durante o período eleitoral, as empresas de pesquisa foram alvo de aproximadamente 17% do total de ações judiciais relacionadas à divulgação de informações registradas no portal até 13 de outubro, atrás apenas do Google. Ao todo foram 31 ações contra empresas de pesquisa, originadas em 17 estados diferentes.

O estado que mais registrou processos desse tipo foi o Pará, com cinco ações contra o Ibope e uma contra o Datafolha. Em seguida, ficaram Paraíba, com cinco processos, Mato Grosso do Sul, com três, e Mato Grosso, São Paulo e Tocantins, cada um com dois processos.

A empresa que sofreu o maior número de processos foi o Ibope: 24 ações em 16 estados. Um dessas ações foi originada no Paraná, pelo candidato ao governo do estado pelo PRTB, Geonísio Marinho. Apesar de o Paraná ser o primeiro no total de ações contra a imprensa e a divulgação de informações, este foi o único processo registrado no estado contra empresas de pesquisa.

O projeto Eleição Transparente é uma iniciativa da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), em parceria com o Google. As ações judiciais encontradas no portal foram registradas tanto pelas empresas que sofreram ações judiciais quanto pela equipe da Abraji.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.