• Carregando...

344 candidatos disputam as 30 cadeiras de deputado federal pelo Paraná neste ano. Os eleitos serão os responsáveis por elaborar leis, de aplicação imediata, sobre temas polêmicos como aborto, maioridade penal, homofobia e outros assuntos de importância nacional.

848 candidatos postulam as 54 vagas na Assembleia Legislativa do Paraná. É lá que os parlamentares formulam leis em âmbito estadual, que afetam diretamente a vida dos paranaenses, e atuam como fiscalizadores do Poder Executivo.

Sete em cada dez eleitores ainda não tinham decidido em quem votar para deputado federal há duas semanas*. Para a disputa estadual, os índices não eram muito diferentes. Cerca de 69% dos eleitores não tinham escolhido seu representante na Assembleia Legislativa*. Para muitos, a indecisão continua, mesmo faltando menos de 24 horas para as eleições. Só no Paraná, são 344 candidatos a deputado federal e 848 a estadual. Haja pesquisa!

Outro comportamento que pode explicar a demora para escolher os parlamentares é a visão comum a muitos eleitores de que o presidente da República é o grande mandatário do país, capaz de resolver os problemas nacionais. O mesmo vale para o governador, na esfera estadual. Enquanto isso, a Câmara Federal e a Assembleia Legislativa são vistas com menor importância, como se os políticos eleitos das duas casas não servissem para muita coisa.

Influência direta

Engana-se quem pensa assim. Na prática, são justamente os deputados estaduais e federais que tomam as decisões que mais influenciam a vida dos cidadãos. É da Câmara Federal que saem as leis, de aplicação imediata, sobre temas polêmicos como o aborto, maioridade penal, homofobia e outros assuntos de importância nacional.

Na Assembleia Legislativa, o processo é semelhante, mas dentro do universo do estado. São os deputados estaduais que mudam significativamente a vida dos paranaenses, além de trabalharem como fiscalizadores do governo do estado. É função essencial da plena democracia.

Por todos esses motivos, a Gazeta do Povo preparou um fluxograma para ajudar os eleitores que ainda estão com dúvidas sobre quais critérios devem ser levados em conta para escolher um deputado federal e estadual. Leia, reflita e pesquise o máximo de informações que puder sobre os candidatos. E não se esqueça: acompanhar as atividades dos eleitos ao longo dos próximos quatro anos também é importante.

*Dados da pesquisa Datafolha, realizada entre os dias 17 e 18 de setembro, com 5.340 entrevistados em 265 municípios. A margem de erro é de dois pontos porcentuais, para mais ou para menos. Registro no TSE é BR-00665/2014.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]