• Carregando...
 | Elza Fiúza/ ABr
| Foto: Elza Fiúza/ ABr

Qual é o dia da votação?

A votação em primeiro turno ocorre neste domingo, das 8h às 17h. Se houver segundo turno para governador e presidente, a nova votação será em 26 de outubro, no mesmo horário. Quem estiver na fila de votação às 17h vai poder votar.

Quem é obrigado a votar?

Todos os brasileiros – incluindo estrangeiros naturalizados − que têm entre 18 e 70 anos. Dos 16 aos 18 anos, depois dos 70 anos e para analfabetos, o voto é facultativo.

Qual documento preciso levar?

O título de eleitor e um documento com foto. Serão aceitos o RG, carteira de trabalho, habilitação (CNH), passaporte ou certificado de reservista. Levar o título de eleitor não é obrigatório.

É permitido vender bebidas alcoólicas no dia da eleição?

No Paraná, regulamentação da Secretaria de Segurança Pública proíbe a venda, a compra e o consumo público entre 6h e 18h deste domingo.

O que faço se não sei qual é o meu local de votação?

É possível pesquisar na internet, no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), preenchendo o nome, nome da mãe e data de nascimento. O site da Gazeta do Povo também oferece a lista de endereços, com base na seção e zona eleitoral.

Qual é a ordem de votação nestas eleições?

Deputado estadual, deputado federal, senador, governador e presidente.

Posso levar cola?

Sim.

Posso estar com adesivo ou alguma peça de roupa que indique quem é o meu candidato?

Sim, mas a legislação indica que a manifestação sobre o voto tem de ser silenciosa. Por isso, nas proximidades do colégio eleitoral e dentro do local, evite falar do candidato, cantar o jingle ou convencer outros eleitores.

Se eu não votei no primeiro turno, posso votar no segundo?

Sim.

Posso entrar com o celular na cabine de votação?

Para votar, todos os dispositivos eletrônicos devem estar desligados.

O que acontece se eu não votar?

Você precisa justificar o voto. Isso pode ser feito no dia da eleição, em qualquer colégio eleitoral ou até 60 dias depois do turno do qual você não participou. O requerimento está disponível nas zonas de votação no dia do pleito; no site do TSE; nos cartórios eleitorais; ou nos Correios depois da eleição. Caso não justifique a falta, o eleitor fica sujeito a não retirar documentos como passaporte e carteira de identidade, além de ter dificuldades para assumir cargos públicos.

O que acontece se eu voto em branco ou nulo?

Esses votos não são considerados válidos e são retirados da contagem oficial. A proporcionalidade de votos que cada candidato obtém é calculada excluindo os votos brancos e nulos.

O que significa voto de legenda?

Quando o eleitor escolhe um candidato, escolhe também o partido que ele representa. O voto, além de ser destinado ao concorrente, também conta para o partido. O voto de legenda é aquele no qual o eleitor não escolhe um candidato, mas o partido. Ele vale para a votação para deputados estaduais e federais. O voto é considerado válido e entra para a conta do quociente eleitoral.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]