• Carregando...
Grandes parcelas da população paranaense ainda vive em condições de pobreza e miséria, como no morro São José, em Cruz Machado | Brunno Covello/Agência de Notícias Gazeta do Povo
Grandes parcelas da população paranaense ainda vive em condições de pobreza e miséria, como no morro São José, em Cruz Machado| Foto: Brunno Covello/Agência de Notícias Gazeta do Povo

A dona de casa Fabiana Bruno precisa de uma perspectiva de vida para sair da miséria em que vive em uma das cidades mais pobres do Paraná: Laranjal, no Centro-Sul. A família Souza Andrade, que mora em Jataizinho, no Norte Pioneiro, é o reflexo de uma parte da população que não vê na educação escolar uma importância significativa. Já a doméstica Maria Helena Otaviano e as filhas Vanusa e Sirlei, moradoras da Vila Naime em São José dos Pinhais, na Grande Curitiba, estão preocupadas com mobilidade, creche e segurança pública. O governador e os deputados eleitos neste domingo no Paraná terão de administrar e legislar para populações com necessidades diferentes em cada região.

Veja detalhes e bastidores da viagem no blog da Expedição Paraná

Carências que deverão ser enfrentadas pelo poder público nas 11 diferentes localidades do estado foram mostradas na Expedição Paraná – série de reportagens publicadas pela Gazeta do Povo entre os dias 8 de agosto e 12 de setembro deste ano.

Para produzir o material, o trabalho começou em maio com a coleta de 56 indicadores econômicos, sociais, ambientais e de segurança, saúde e educação. Ao longo do mês de junho, o repórter Heliberton Cesca e o repórter-fotográfico Brunno Covello percorreram 5,1 mil quilômetros em terras paranaenses e centenas de entrevistas foram feitas em 51 cidades. A intenção foi conversar diretamente com quem enfrenta no dia a dia as dificuldades regionais para retratar o desafio dos próximos governantes.

O resultado do esforço revelou um Paraná desigual. O estado é um gigante econômico com o agronegócio, uma indústria diversificada e um setor de serviço complexo e estruturado nas grandes e médias cidades. Mas também um estado com grandes parcelas da população vivendo em condições de pobreza e miséria e com necessidades urgentes de melhoria nas áreas de saúde e educação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]