• Carregando...

Oito pesquisas foram impugnadas nas eleições de 2010

A última campanha ao governo do Paraná, em 2010, foi marcada pelo grande número de pesquisas de opinião impugnadas pela justiça.

Ao todo, foram 15 dias sem atualização dos números e oito levantamentos de intensão de voto dos principais institutos de pesquisa do Brasil, como Ibope e Datafolha, suspensos pelo TRE-PR.

Sete interdições foram pedidas pelo PSDB, partido de Beto Richa, que venceu o pleito em 2010, e uma pelo PRTB.

A Justiça interditou nesta segunda-feira (11) uma pesquisa do Instituto Veritá que mediu as intenções de voto para o governo do Paraná. A interdição foi solicitada pela representante do Partido Pátria Livre (PPL), Alzimara Bacellar, por supostas falhas na coleta de dados da pesquisa, que estariam em desconformidade com a Lei Eleitoral.

O juiz auxiliar do TRE-PR Leonardo Castanho Mendes acatou os argumentos da representante e determinou a suspensão da divulgação da pesquisa, sob pena de R$ 10 mil reais por dia em caso de descumprimento.

De acordo com a liminar, a pesquisa apresentaria distorção na estratificação da amostra com relação ao grau de escolaridade, que inviabilizaria o cumprimento da amostra indicada. Haveria também uma divergência entre a data de realização da pesquisa e a data de registro no TRE, além da falta de perguntas com relação à eleição presidencial.

O diretor do Instituto Veritá, com sede em Uberlândia (MG), Adriano Silvoni, afirma que as alegações do PPL são infundadas e que, ao suspender a pesquisa, o Juiz do TRE-PR deveria requerer os laudos estatísticos para comprovar o erro. Silvoni ainda afirmou que o Paraná possui um histórico de impugnação de pesquisas eleitorais. "Fica claro que os partidos querem tirar o direito que as empresas têm que divulgar pesquisas de opinião", afirmou o diretor. O PPL integra a coligação do senador e candidato ao governo do Paraná, Roberto Requião (PMDB).

O Instituto Veritá tem um prazo de 48 horas para recorrer da decisão.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]