Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
DIreito

OAB Paraná cria comitê de combate à corrupção eleitoral para ampliar fiscalização

OAB aperta a fiscalização no processo eleitoral | Daniel Caron / Tribuna
OAB aperta a fiscalização no processo eleitoral (Foto: Daniel Caron / Tribuna)

Os paranaenses podem ajudar a fiscalizar as irregularidades cometidas durante o período eleitoral por meio do Comitê 9840 de Combate à Corrupção Eleitoral, da OAB Paraná, que entrou em funcionamento nesta semana e já está recebendo denúncias.

Com o objetivo de atrair o cidadão para participar das eleições, o comitê é um "canal para transformar a indignação em algo produtivo e que gere punição aos candidatos", resumiu Zuleika Giotto, presidente Comissão de Responsabilidade Social e Política da OAB e que faz parte do órgão. Para serem válidas as denúncias precisam contar com provas como fotos, documentos, gravações, imagens, indicação de testemunhas e tudo o que possa evidenciar claramente que houve uma situação de corrupção eleitoral. Há comitês nas subseções da OAB em Paranavaí, Maringá, Londrina e Guarapuava.

Para Zuleika Giotto a responsabilidade do eleitor não acaba com o depósito do voto na urna. "Nós precisamos firmar uma cultura de controle não só da participação da população no processo eleitoral, mas também durante o mandato" lembra.

A atuação do Comitê 9840 também procura levar informações aos eleitores. No site do grupo (www.comite9840pr.org.br) são disponibilizados links para outras páginas que trazem o perfil dos candidatos, como o Candibook – o portal dos candidatos da Gazeta do Povo. "Queremos contribuir para a transparência do processo eleitoral e entendemos que cada vez mais o cidadão está consciente de que precisa participar", fechou Zuleika.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.