• Carregando...
Paulo Litro, deputado estadual eleito pelo PSDB |
Paulo Litro, deputado estadual eleito pelo PSDB| Foto:

Leia todas as reportagens da série "Galeria dos novatos"

A Gazeta do Povo está publicando reportagens com os perfis dos deputados estaduais e federais eleitos pela primeira vez no Paraná. Veja, abaixo, os perfis já publicados:

- Maria Victoria Barros: Continuidade à vocação familiar

- Alexandre Guimarães: "Em nome de Campo Largo"

- Wilmar Reichembach: "Ser eleito deputado é a sequência natural"- Felipe Francischini: "Tive que mostrar que tenho um histórico próprio de lutas"

- Paulo Litro: "Me preparei desde pequeno para isso"

- Claudia Pereira: "Sou mais conhecida pelo trabalho e não por ser a primeira-dama"

- Claudio Palozi: "Vamos reunir as pessoas para ouvir o que elas precisam"

- Maurício Thadeu de Mello e Silva: Seguindo os passos do pai

- Marcio Pauliki: Um representante das médias e pequenas cidades

Fique de olho

Fiscalize a atuação do eleito

Facebook: /deputadopaulolitro

Twitter: @paulolitro45160

Eleito deputado estadual com 22 anos, o advogado recém formado Paulo Henrique Coletti Fernandes – que adotou o nome político dos pais e é conhecido como Paulo Litro – vai dar início ao quinto mandato da família na Assembleia Legislativa. Antes dele, o pai, Luiz Fernandes Litro, foi vereador em Dois Vizinhos e deputado estadual três vezes; e a mãe, Rose Litro, ocupou a cadeira no legislativo estadual por um mandato.

Ele diz que desde criança se prepara para a função. "Desde pequeno convivi com a política em casa e ouvia o pessoal dizer que eu tinha o perfil para a função. Minha formação foi neste sentido e vai me ajudar a legislar", afirma Paulo, formado em Direito pela Universidade Positivo, ex-funcionário da Casa Civil e da Secretaria de Assuntos Estratégicos do governo do estado. De acordo com o novato, a experiência familiar vai ajudá-lo. "A convivência que tive no meio político me credenciou a gostar desta função", aponta.

Candidato pela primeira vez, Litro admite que a escolha pela política vai fazer com que o cotidiano dele seja diferente dos outros jovens com a mesma idade. "Cada escolha é uma renúncia. Escolhi o caminho da política, embora isso faça com que seja preciso abrir mãe da juventude", comenta o deputado, que no tempo livre diz gostar de sair com os amigos e assistir futebol.

Ele morava na capital, mas agora vai dividir a rotina entre Curitiba e Dois Vizinhos, no Sudoeste, sua base eleitoral. Litro é tão jovem quanto outros seis deputados, que tem entre 20 e 30 anos. Ele afirma que a idade não é um impeditivo e que já tem alguma proximidade com alguns dos colegas mais novos, como Tiago Amaral (PSB) e Felipe Francischini (SDD). "Temos um bom relacionamento. Podemos até efetivar uma ‘bancada da juventude’ na Assembleia", brinca.

Questionado sobre projetos que já planeja, Paulo Litro tem a resposta na ponta da língua: "Já estamos discutindo um projeto que eu intitulei como Meu Primeiro Emprego Paranaense. A empresa que receber incentivo fiscal, vai precisar contratar jovens de 16 a 24 anos", resume.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]