• Carregando...

Gazeta tira dúvidas sobre a eleição

A Gazeta do Povo preparou um pequeno guia de perguntas e respostas que pode ajudar a sanar dúvidas dos eleitores às vésperas da eleição.

Leia o guia.

Mais de 9 mil policiais - o triplo do efetivo normal para um domingo - atuarão em todo o Paraná no fim de semana das eleições, para coibir a prática de crimes eleitorais, como compra de voto, boca de urna e transporte ilegal de eleitores. A Polícia Militar do Paraná (PM-PR) apresentou nesta quinta-feira (2) o esquema de segurança montado para o pleito.

Os policiais também atuarão para coibir crimes como roubo, embriaguez, furtos e roubos, uma vez que, de acordo com a legislação eleitoral, até 48h após o termino do pleito, os eleitores só poderão ser presos em flagrante. Os infratores serão encaminhados a uma unidade da Polícia Federal. Nas pequenas cidades, os infratores serão encaminhados às delegacias das polícias Civil e Militar.

De acordo com o coronel Nerino Mariano de Brito, o número de policiais será 20% maior do que o disponibilizado no último pleito, em 2012. "É um aumento considerável de efetivo para que o pleito transcorra com tranquilidade", afirmou o Coronel.

Operação começa no sábado

A operação começa às 7h no sábado, com a distribuição das urnas nos locais de votação. Os policiais também passarão a noite próximos aos maiores colégios eleitorais, para evitar qualquer intervenção nos locais de votação.

Em Curitiba, o efetivo será de cerca de 1,2 mil policiais. Na região metropolitana e litoral, 2 mil policiais estarão atuando. As principais cidades do interior também terão o policiamento reforçado. A região de Londrina terá cerca de 1,9 mil policiais. Maringá e Cascavel terão um efetivo de quase 1,4 mil PMs cada. Em Ponta Grossa, o policiamento será de 1,1 mil policiais. Todos os locais de votação terão presença policial e todo Juiz Eleitoral também será acompanhado de um oficial da PM. Durante o domingo, a Polícia Militar atuará em uma central dentro do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR).

Lei Seca

Os policiais também deverão fazer cumprir a Resolução 215 da Secretaria de Segurança Pública (Sesp), estará proibida a venda e o consumo de bebidas alcoólicas das 6h da manhã de domingo até as 18h. A punição para quem for flagrado infringindo a Lei Seca é de até dois meses de detenção, mais o pagamento de 60 a 90 dias-multa, de acordo com o Código Eleitoral.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]