• Carregando...
Dilma Rousseff em campanha: propaganda do PT no rádio tenta passar a imagem de que é preciso que a população abra os olhos em relação à suposta inexperiência de Marina | Ueslei Marcelino / Reuters
Dilma Rousseff em campanha: propaganda do PT no rádio tenta passar a imagem de que é preciso que a população abra os olhos em relação à suposta inexperiência de Marina| Foto: Ueslei Marcelino / Reuters

Dilma Rousseff promete manter valorização do salário mínimo

A presidente Dilma Rousseff (PT) disse ontem que, caso seja reeleita, vai manter a atual política de valorização do salário mínimo. A petista também afirmou que no seu governo o salário mínimo aumentou "12,4% acima da inflação", o que permitiu que milhões de brasileiros melhorassem de vida.

O compromisso foi assumido no mesmo dia em que o governo federal anunciou que o mínimo será reajustado para R$ 288 no ano que vem. "Eu não pretendo, de maneira alguma, acabar com a política de valorização do salário mínimo", disse Dilma.

Agência Estado

"Brasileiro quer sorrir sem botar dente de última hora", diz Aécio

O candidato do PSDB à Presidência, Aécio Neves, ironizou ontem o programa eleitoral da presidente Dilma Rousseff (PT) na televisão, que exibiu uma sertaneja que recebeu uma dentadura da prefeitura de sua cidade na véspera de gravar uma participação na propaganda da petista. A dentadura foi dada à mulher a pedido do Ministério do Desenvolvimento Social. "O brasileiro quer sorrir, mas sorrir de verdade, sem precisar botar dente de última hora", disse. Aécio aproveitou para reforçar sua proposta de dar um salário mínimo a jovens e adultos que retomarem os estudos. "Isso não é dar um dente. Isso é dar dignidade."

Agência Estado

  • Aécio Neves com trabalhadores da construção civil em São Paulo: para o candidato tucano, país não pode ser governado pelos

O crescimento da candidata à Presidência Marina Silva (PSB) nas pesquisas de intenções de votos levou as campanhas da presidente Dilma Rousseff (PT) e do senador Aécio Neves (PSDB) a direcionarem críticas à candidata. E a estratégia tanto do PT quanto do PSDB tem sido semelhante: tentar colar em Marina a imagem de que ela é inexperiente para conduzir o país e que elegê-la seria uma "aventura".

Na propaganda eleitoral de ontem no rádio, os programas petista e tucano criticaram Marina sem citá-la nominalmente. E mostraram, em contraposição, a "experiência" de Dilma e de Aécio nos governos federal e de Minas Gerais, respectivamente. Na propaganda do PT, Dilma apareceu no debate da TV Band se dirigindo a Marina e dizendo que "um presidente não pode liderar só discursando". Em seguida, um dos narradores diz: "Pois é, ninguém quer a incerteza de uma aventura [supostamente Marina], nem a volta ao passado [numa alfinetada a Aécio e o PSDB]". Já no programa de Aécio, um narrador diz que, com o tucano, "você sabe claramente o rumo que o Brasil vai ter" e que ele fará "o Brasil voltar a crescer" – em referência a Marina e a Dilma, respectivamente.

Anteontem, Aécio já havia dado o tom que será adotado contra Marina ao dizer que o país não pode ser governado por "amadores do sonho". A candidata do PSB se notabilizou ao dizer que é preciso sonhar com um país melhor – declaração que levou Marina e seus apoiadores a serem chamados de "sonháticos". Já a presidente Dilma criticou ontem a adversária dizendo que não basta trazer pessoas boas para governar; é preciso ter compromisso com a distribuição de renda.

Marina rebateu ontem, em um mesmo discurso, seus dois principais adversários. "Muita gente no Brasil diz que não podemos ser governados por amadores do sonho. Ou apostam no sonho, ou vamos continuar nas mãos dos profissionais, dos que fazem escolhas incorretas", disse Marina alfinetando Aécio.

Ela ratificou ainda que escolherá os melhores quadros para compor seu governo, caso seja eleita, e não indicados por partidos ou grupos, rebatendo Dilma. "A escolha tem de ser feita por essa gente que tem o sonho amador." Marina comparou a desconfiança que existe em relação ao seu nome às situações enfrentadas pelos ex-presidentes da República Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Henrique Cardoso. "Diziam que o Lula não tinha capacidade e que o Fernando Henrique era acadêmico demais."

Vídeo fraudado mostra Lula pedindo votos à candidata do PSB

Agência Estado

O presidente do PT, Rui Falcão, anunciou ontem que o partido recorreu à Justiça e ao Google para retirar da internet um vídeo em que o ex-presidente Lula aparece declarando apoio à candidata do PSB à Presidência, Marina Silva. Na verdade, a gravação é uma montagem com base em um depoimento em que Lula pede votos para a deputada federal Marina Santanna, candidata do PT ao Senado em Goiás. O coordenador jurídico da campanha de Dilma, Flávio Caetano, classificou a gravação modificada de "absolutamente fraudulenta e criminosa". A campanha de Marina não se pronunciou sobre esse caso. Ontem, Marina ainda enfrentou outro imbróglio envolvendo um vídeo de 2010 em que a então candidata do PV à Presidência era apoiada pelos cantores Arnaldo Antunes, Fagner, Maria Betânia e Lenine, e os atores Marcos Palmeira e Wagner Moura, entre outros artistas. O vídeo foi reeditado e exibido como se fosse de agora. Marina informou que a reedição não foi produzida ou divulgada pela sua equipe atual.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]