• Carregando...
Campanha eleitoral durante concentração da marcha dos professores, em Curitiba | Jonathan Campos/ Agência de Notícias Gazeta do Povo
Campanha eleitoral durante concentração da marcha dos professores, em Curitiba| Foto: Jonathan Campos/ Agência de Notícias Gazeta do Povo
  • Em ato tradicional no PR, professores pedem melhorias na educação
  • Professores reivindicam melhorias em ato nesta sexta-feira (29)
  • Da Praça Santos Andrade, categoria segue ao Palácio Iguaçu, no Centro Cívico
  • Professores se reúnem para iniciar caminhada em Curitiba

Centenas de professores participam de uma marcha da categoria na manhã desta sexta-feira (29) em Curitiba. A concentração começou na Praça Santos Andrade, no Centro, e, por volta das 11h20, seguia em direção Palácio Iguaçu. Diferentemente de anos anteriores, a caminhada deste ano tem a presença de políticos e materiais relacionados a campanhas eleitorais.

Veja fotos do ato

O ato faz parte do "Dia de luto e de luta da educação pública" do estado, celebrado em diversas cidades paranaenses para relembrar o dia em que educadores foram violentamente reprimidos durante uma manifestação na capital, em 1988.

Por volta das 10h10, chegaram à concentração a candidata ao governo do Paraná Glesi Hoffmann (PT) e o candidato ao Senado pela mesma coligação, Ricardo Gomyde (PCdoB). Eles devem acompanhar os professores até o Centro Cívico. Também uma grande circulação de panfletos com propostas de candidatos, além do uso de bandeiras de partidos.

Fora a tradicional marcha em Curitiba, os 27 núcleos sindicais da APP espalhados pelo estado também devem promover atividades locais. Até a manhã desta sexta-feira, havia mobilizações confirmadas em Apucarana, Assis Chateaubriand, Campo Mourão, Cascavel, Cornélio Procópio, Foz do Iguaçu, Laranjeiras do Sul, Maringá, Pato Branco, Toledo, Umuarama e União da Vitória.

Governo recebe professores

No final da manhã, após a passeata, representantes da APP Sindicato foram recebidos pelo governador Beto Richa. Foram encaminhadas medidas referentes às pautas negociadas na greve de abril deste ano.

O reconhecimento de cursos de aperfeiçoamento e tempo de serviço na carreira dos professores temporários (PSS) foi a principal conquista da reunião, na avaliação do diretor do sindicato Luiz Paixão. O governo se comprometeu a enviar dois projetos para a Assembleia Legislativa do Paraná, que representam custos de R$ 228 milhões no Orçamento de 2015, segundo informações da APP.

O encontro também debateu ações para a implantação de um modelo de atendimento à saúde dos servidores, a criação de concurso público para professores e funcionários e o pagamento de auxílio-transporte para trabalhadores em licença. Ainda entraram na pauta o enquadramento de aposentados e reposições de aula do 30 de agosto e nas regiões afetadas por enchentes.

Veja fotos do ato

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]