A vitória de José Serra (PSDB) sobre o senador Eduardo Suplicy (PT/SP) não surpreendeu quem acompanhou de perto as últimas eleições para o Senado. A casa costuma abrigar políticos que já desempenharam cargos executivos, principalmente ex-governadores. Dos 27 eleitos, sete já ocuparam as cadeiras mais importantes dos estados brasileiros.
Além de José Serra, Álvaro Dias (PSDB/PR), Antonio Anastasia (PSDB/MG), Fernando Collor de Melo (PTB/AL), José Maranhão (PMDB/PB), Tasso Jeiressati (PSDB/MG) e Omar Azis (PSD/AM)também já foram governadores pelos colégios eleitorais. Além deles, Simoni Tebet e Otto Alencar, foram vice-governadores por Mato Grosso do Sul e Bahia, respectivamente.
"A participação dos ex-governadores é frequente nas eleições para o Senado, justamente porque são pleitos que exigem estruturas grandes. São eleições difíceis e que limitam a capacidade de renovação", afirma o cientista político Leonardo Barreto, da UnB.
A exceção dessa estrutura ocorreu no Rio Grande do Sul, onde um jornalista derrotou dois ex-governadores na corrida por uma vaga no Senado. Lasier Martins (PDT) trabalhou por mais de 20 anos no Grupo RBS e desbancou Olívio Dutra (PT) e Pedro Simon (PMDB).



