• Carregando...
Marcelo Rangel (PPS) busca a reeleição ao lado de Elizabeth Schmidt (PSB). | Albari Rosa/Gazeta do Povo
Marcelo Rangel (PPS) busca a reeleição ao lado de Elizabeth Schmidt (PSB).| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

Além do atual prefeito Marcelo Rangel (PPS), que busca a reeleição, Ponta Grossa tem mais quatro candidatos ao executivo municipal. Aliel Machado (Rede), Julio Küller (PMB), Sérgio Gadini (PSol) e Leandro Soares Machado (PPL) também estão da disputa.

As convenções partidárias definiram ainda as coligações, candidatos a vice e candidatos ao cargo de vereador na cidade. Ponta Grossa terá um ex-secretário da atual administração da disputa, além de candidatos ligados a entidades e movimentos sociais e um deputado federal.

Marcelo Rangel, que também já foi eleito deputado estadual por duas vezes, tem como candidata a vice-prefeita Elizabeth Schmidt (PSB). Ela atuou como secretária municipal de Administração e de Gestão de Recursos Humanos no atual governo. Além do PPS e PSB, formam a coligação na majoritária DEM, PSDB, PSD, PRB, PROS, PSC, PP, PSL e PV.

A Rede Sustentabilidade confirmou a candidatura do deputado federal Aliel Machado, principal nome da oposição. Aliel ocupou uma cadeira na Câmara Municipal de Ponta Grossa em 2012, quando ainda era filiado ao PCdoB, chegou a presidir a Casa e foi eleito para a Câmara Federal em 2014. O candidato a vice-prefeito é José Elizeu Chociai, presidente estadual do Partido Trabalhista Nacional (PTN) e auditor fiscal da prefeitura. Também fazem parte da coligação PT, PMDB, PTC, PTdoB e PR.

Pelo Partido da Mulher Brasileira (PMB), concorre Julio Küller, que foi secretário de Assistência Social no governo de Marcelo Rangel e teve dois mandatos como vereador. O candidato a vice-prefeito é o empresário Dirlei Cordeiro (PSDC). Outros sete partidos fazem parte da coligação na majoritária: PMN, PDT, PHS, SD, PEN, PRP e PRTB.

O professor do curso de Jornalismo na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) Sérgio Gadini, ligado a movimentos sociais e sindicatos da cidade, concorre ao cargo pelo Psol. Gadini chegou a anunciar que, caso seja eleito, vai abrir mão do salário da gestão municipal. O candidato a vice-prefeito é o também professor Felipe Soares (PCdoB). Juntos, os dois partidos devem lançar 30 candidaturas para o cargo de vereador: 22 pelo PSol e oito pelo PCdoB.

Candidato mais jovem na disputa, Leandro Soares Machado concorre pelo Partido Pátria Livre (PPL), único a apresentar “chapa pura”. Aos 25 anos, Machado trabalha como mediador e conciliador de conflitos, atua em entidades comunitárias e é estudante de Direito e Publicidade e Propaganda. A candidata a vice é Adriane Lopes, que trabalha em ações comunitárias para pessoas com deficiência. O PPL vai lançar ainda 15 nomes na disputa para o cargo de vereador.

Desistência

O empresário Alvaro Scheffer (PV) chegou a anunciar sua pré-candidatura ao cargo de prefeito, mas desistiu. O PV agora integra a coligação de Marcelo Rangel.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]