• Carregando...
O plenário da Câmara de Vereadores de Curitiba | Andressa Katriny/CMC
O plenário da Câmara de Vereadores de Curitiba| Foto: Andressa Katriny/CMC

Nas eleições de 2016, Curitiba conta número recorde de candidatos a vereador registrados no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). São 1.090 inscritos aptos* disputando 38 cadeiras na Câmara Municipal de Curitiba. A candidata mais nova é Luciane Bonfim, de 20 anos, nascida dia 25 de junho de 1996. A idade contrasta com a candidata mais velha das eleições curitibanas, Dona Lourdes, de 88 anos, nascida dia 3 de dezembro de 1927, e que busca reeleição ao cargo.

Veja a posição dos candidatos a vereador em temas de Curitiba e escolha o seu!

Curitiba tem 38 milionários concorrendo a vereador; conheça os mais ricos

Leia a matéria completa

Bem mais velha que Luciane, Dona Lourdes também é mais experiente na função de vereadora. A candidata do PSB ocupa uma vaga na Câmara desde 2005, quando conseguiu angariar 6.438 votos para seu partido. Já nas eleições de 2012, a octogenária teve 9.924 votos. Luciane Bonfim não conta com toda experiência da adversária. Ela está concorrendo pela primeira vez ao pleito. Seu partido é o PSDC.

Apesar da grande diferença de idade, as duas têm algo em comum: ambas não completaram o Ensino Médio. Luciana registrou sua candidatura para vereadora no TRE-PR com o Ensino Médio incompleto e Dona Lourdes tem apenas o Ensino Fundamental completo.

Por faixa etária, na capital, os dados mostram que 656 candidatos (60,18% do total) têm entre 40 e 59 anos. Nos extremos, apenas 77 candidatos (7,06%) têm menos que 30 anos e somente 22 (2,02%) têm mais de 70 anos.

O contraste de idade na eleição para a Câmara de CuritibaReprodução/Site do TSE

Disputa de idade no cargo de prefeito de Curitiba

Assim como na disputa entre os vereadores, a idade dos candidatos mais velho e mais novo a prefeito conta diferença expressiva. O mais velho entre os nove concorrentes é Tadeu Veneri, do PT, com 63 anos. Já Maria Victoria, do PP, é a mais jovem, com 24 anos. Os dois ocupam atualmente cargo de deputado estadual e concorrem à vaga de prefeito pela primeira vez.

Com a grande diferença de idade, Tadeu Veneri também conta com uma maior experiência na vida pública. O deputado se filiou ao PT em 1988 e foi vereador de Curitiba pela primeira vez em 1994, dois anos depois do nascimento de Maria Victoria. Já a jovem de 24 anos conta com o peso de ser filha de dois conhecidos políticos paranaenses: Cida Borghetti (PP), atual vice-governadora de Beto Richa (PSDB), e Ricardo Barros (PP), ministro da Saúde desde o afastamento da presidente Dilma Rousseff (PT), em maio deste ano.

Além dos dois, a disputa para prefeito conta com: Xênia Mello (PSol), de 31 anos; Requião Filho (PMDB), de 36 anos; Ney Leprevost (PSD), de 42 anos; Gustavo Fruet (PDT), de 53 anos; Ademar Pereira (Pros), de 55 anos; Afonso Rangel (PRP), de 59 anos; e Rafael Greca (PMN), de 60 anos.

Erro deixou candidato com mais de mil anos no site do TSEReprodução/Site do TSE

Erro milenar nos candidatos a vereador pelo Paraná

Se na capital são 1097 pessoas concorrendo às vagas na Câmara Municipal, no Estado são 30.006. Em âmbito estadual, Dona Lourdes segue como a candidata mais velha e só é ultrapassada devido a erros de cadastros no TSE. Em Agudos do Sul, Professor Moacir (PSB) consta tendo 1052 anos. O político milenar teria nascido em Joinville em janeiro de 964.

Já o mais jovem na busca por um cargo político no Paraná em 2016 é Gabi Druzini (PSC), que tenta uma cadeira na Câmara de Cornélio Procópio. Nascida em 1998, a jovem tem 17 anos, mas completa 18 no dia 22 de outubro.

*Consulta de candidaturas deferidas ou indeferidas com recurso em julgamento na tarde de quarta-feira, 21 de setembro de 2016. Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]