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O prefeito e candidato à reeleição em Curitiba, Gustavo Fruet (PDT) | Henry Milleo/Gazeta
O prefeito e candidato à reeleição em Curitiba, Gustavo Fruet (PDT)| Foto: Henry Milleo/Gazeta

A campanha do atual prefeito e candidato à reeleição, Gustavo Fruet (PDT), vai à Justiça Eleitoral pedir a impugnação da próxima pesquisa Ibope/RPC (registro PR-01610/2016) sobre as intenções de voto na disputa pela prefeitura de Curitiba. O motivo alegado são dois pagamentos que somam R$ 189 mil feitos pela campanha de seu adversário direto, o candidato Rafael Greca (PMN), ao instituto de pesquisas. A prestação de contas que mostra os desembolsos está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A coordenação jurídica do candidato informou que deve protocolar o pedido na manhã deste sábado (17).

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De acordo com nota, divulgada pela campanha de Fruet, na eleição de 2010, quando ele disputou uma das duas cadeiras do Paraná ao Senado Federal, o Ibope divulgou pesquisa às vésperas da votação colocando o pedetista 20 pontos porcentuais atrás de Roberto Requião (PMDB).

“Ao final da apuração, pouco mais de 1% (sic) separavam os dois. Já na eleição de 2012, na pesquisa de boca de urna do primeiro turno, o Ibope colocava Ratinho Jr (PSD) e Luciano Ducci (PSB) no 2º turno”, lembrou o texto da campanha. Naquele momento, no entanto, Fruet venceu Ducci por um ponto porcentual e foi ao 2º turno, quando derrotou Ratinho Jr.

O pedido de impugnação também foi embasado por uma análise feita pela coordenação jurídica na pesquisa anterior divulgada pelo Ibope (ver ficha técnica abaixo), no dia 23 de agosto, onde Fruet apareceu na segunda colocação, quase dez pontos porcentuais atrás de Greca. “(...) Ao sabermos que o Ibope está na folha de pagamento de Greca passamos a desconfiar deste suposto equívoco”, afirmou, por nota, o coordenador jurídico da campanha de Fruet, Luiz Fernando Pereira.

A campanha do candidato Rafael Greca afirmou que o Ibope foi contratado para realizar serviço de análise e monitoramento. “Todas as campanhas podem contratar serviços similares de qualquer instituto de pesquisa para acompanhar internamente o comportamento dos eleitores. Sobre as críticas dos adversários a respeito da pesquisa realizada e a próxima a ser divulgada pelo mesmo instituto, na próxima semana, cabe a quem contesta dirimir suas dúvidas direto com o contratante da pesquisa, bem como o Ibope”, afirmou, por nota a coordenação da campanha.

Procurado, o Ibope afirmou que não se posicionaria, pois ainda não foi notificado oficialmente sobre o pedido.

Ficha Técnica da primeira pesquisa Ibope

A pesquisa foi contratada pela Sociedade Rádio Emissora Paranaense S.A e foi realizada entre os dias 19 e 22 de agosto com 602 eleitores. A margem de erro da pesquisa estimulada é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) sob o protocolo Nº PR-04300/2016.

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