• Carregando...
Rafael Greca terá direito a 2 minutos e 11 segundos de propaganda gratuita. | Antônio Mmore/Gazeta do Povo
Rafael Greca terá direito a 2 minutos e 11 segundos de propaganda gratuita.| Foto: Antônio Mmore/Gazeta do Povo

O candidato à Prefeitura de Curitiba Rafael Greca (PMN) terá o maior tempo para fazer campanha no horário eleitoral gratuito em rádio e televisão entre os candidatos da capital. De acordo com a divisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná, ele terá 2 minutos e 11 segundos de propaganda gratuita.

A divisão leva em consideração a representatividade dos partidos que disputam o pleito na bancada da Câmara Federal. O candidato à reeleição Gustavo Fruet (PDT) ficou com uma fatia de 1 minuto e 34 segundos do horário eleitoral. A candidata Maria Victoria (PP) ficou com o segundo maior tempo de rádio e TV: 1 minuto e 46 segundos.

Requião Filho (PMDB) terá direito a 1 minuto e 20 segundos de propaganda, enquanto Ney Leprevost (PSD) conseguiu garantir 1 minuto e 12 segundos, e Tadeu Veneri (PT) terá 1 minuto e 16 segundos. Três candidatos ficaram com menos de um minuto para propaganda gratuita: Xênia Melo (PSOL), com 11 segundos; Ademar pereira (PROS), com 17 segundos; e Afonso Rangel (PRP), com nove segundos.

A ordem do primeiro programa eleitoral, que vai ao ar no dia 26 de agosto, já foi sorteada. O primeiro programa será do candidato Tadeu Veneri (PT), seguido por Xênia Melo (PSOL), Ademar Pereira (PROS), Maria Victória (PP), Ney Leprevost (PSD), Gustavo Fruet (PDT), Afonso Rangel (PRP) e Rafael Greca (PMN). Requião Filho (PMDB) encerra o bloco de propaganda eleitoral gratuita.

Horário gratuito

Por lei, as emissoras de rádio e TV devem reservar dois blocos de dez minutos cada, de segunda a sábado, para a veiculação da propaganda eleitoral gratuita. No rádio, a propaganda será transmitida das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10. Na televisão, os candidatos vão apresentar suas propostas das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40.

Quatro candidatos seguem em cargo público e fazem ‘jornada dupla’ em Curitiba

Leia a matéria completa

A divisão do tempo ocorre da seguinte forma: 90% distribuídos proporcionalmente ao número de representantes que o partido tenha na Câmara dos Deputados, considerados, no caso de coligação para eleições majoritárias, o resultado da soma do número de representantes dos seis maiores partidos que a integrem e, nos casos de coligações para eleições proporcionais, o resultado da soma do número de representantes de todos os partidos que a integrem. Os outros 10% devem ser distribuídos igualitariamente.

Além do horário eleitoral gratuito, os candidatos têm direito a inserções ao longo da programação. Elas serão veiculadas em tempos de 30 e 60 segundos para prefeito e vereador, de segunda a domingo, em um total de 70 minutos diários, distribuídos ao longo da programação entre 5h e meia noite. A divisão deverá obedecer à proporção de 60% para prefeito e 40% para vereador.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]