• Carregando...
Candidatos votaram no fim da manhã deste domingo (30) | Antonio More e Pedro Serápio/Gazeta do Povo
Candidatos votaram no fim da manhã deste domingo (30)| Foto: Antonio More e Pedro Serápio/Gazeta do Povo

Os dois candidados à prefeitura de Curitiba, Ney Leprevost (PSD) e Rafael Greca (PMN) votaram no fim da manhã deste domingo (30). Eles se pouparam de atacar diretamente um ao outro - estratégia recorrente na campanha do segundo turno -, mas atacaram, respectivamente, o PT e o governo do atual prefeito, Gustavo Fruet .

Acompanhe a apuração e resultado dos votos do 2º turno de todo o país

O candidato à prefeitura Ney Leprevost votou primeiro, por volta das 11h15 na Sociedade Operária Beneficiente Esportiva Iguaçu no bairro Butiatuvinha, acompanhado da esposa Karina e do filho Pedro. No local, afirmou que votar nulo no segundo turno seria fazer a vontade do Partido dos Trabalhadores (PT) - mesmo discurso de um vídeo divulgado em suas redes sociais na noite deste sábado (29). O candidato afirmou estar otimista com a votação deste domingo (30). “Acredito que o povo de Curitiba vai ao mesmo dar um sonoro ‘não’ para o PT, que recomendou o voto nulo”, afirmou.

Mesmo sem declarar apoio, Fruet diz que não anulou voto

Leia a matéria completa

O deputado estadual também criticou o governador Beto Richa (PSDB), que apoia o seu adversário, Rafael Greca (PMN). “[o curitibano] também dirá ‘não’ ao governador que sucateou a segurança pública no nosso estado, que mandou bater nos professores”, disparou. O clima esquentou entre Leprevost e Richa nos últimos dias, depois que o governador chegou a afirmar que o candidato era “demagogo e oportunista”. O deputado estadual, que chegou a fazer parte da base do governo, respondeu Richa com o bilhete escrito a mão que dizia: “governador, cuide do estado”.

Ao chegar, Leprevost afirmou estar confiante com o resultado das urnas. “Senti nas ruas que nossa campanha cresceu. A pesquisa do Ibope mostrou que os indecisos e os votos dos que iam anular migraram para nós”, disse.

Emocionado, Greca votou no Batel

O candidato Rafael Greca votou perto do meio-dia na Primeira Igreja Batista, no Batel, acompanhado da mulher, Margarita Sansone e do candidato a vice, Eduardo Pimentel. No local, Greca aproveitou para pedir o voto das pessoas que ainda não compareceram às runas neste domingo.

Ao falar com a imprensa, o candidato se mostrou inicialmente emocionado, com os olhos marejados. “A missão foi cumprida. Ofereci meu tempo para a minha cidade que eu adoro, minha Curitiba”. Mas logo aproveitou para fazer críticas à gestão atual. “Ontem andei todos os bairros. A cidade está destruída. Cada buraco batia na minha barriga. Tive que passar cataflan na minha barriga”, afirmou.

Mesmo assim, Greca fez críticas veladas ao oponente. “Minha expectativa é com muita humildade pedir voto de quem ainda está em casa. Minha expectativa não é de um jogador que quer usar a cidade é de um servidor, que só quer amar”.

Questionado se esperava contar com os votos dos eleitores do governador Beto Richa (PSDB), o qual vem sendo bastante criticado pelos servidores por atitudes tomadas em relação a acordos de reajuste celebrados em 2015, o candidato do PMN desconversou. “Conto com o voto de todos os eleitores. Curitiba não tem partido, é a nossa casa. Essa coisa de tentar dividir, falar que é desse, daquele, é coisa do diabo. A obra boa é da união”, afirmou.

Disputa será acirrada

A pesquisa Ibope*divulgada na noite deste sábado (29) mostra que o segundo turno das eleições municipais em Curitiba deve ser disputado voto a voto. Rafael Greca (PMN) e Leprevost estão empatados tecnicamente, de acordo com o levantamento. Greca aparece na frente, com 51% dos votos válidos, enquanto Leprevost teria 49%. Segundo a pesquisa, 5% dos eleitores ainda estariam indecisos.

*A pesquisa foi contratada pela Sociedade Rádio Emissora Paranaense S.A e foi realizada entre os dias 28 e 29 de outubro com 1.001 eleitores. A margem de erro da pesquisa estimulada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) sob o protocolo Nº PR-00015/2016.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]