O candidato do PRB à Prefeitura do Rio, Marcelo Crivella, continua liderando as intenções de voto para a eleição que ocorrerá no próximo domingo (2), indica pesquisa do Ibope divulgada nesta segunda-feira (26). Ele é o candidato preferido por 35% dos 1.204 eleitores ouvidos pelo instituto de pesquisas entre 23 e 25 de setembro.
Como a margem de erro é de três pontos porcentuais para mais ou para menos, na disputa pelo segundo lugar há um empate técnico entre três candidatos. Pedro Paulo (PMDB) tem 11%, Marcelo Freixo (PSol) soma 9% e Indio da Costa (PSD) tem 8%. Na pesquisa anterior, Pedro Paulo e Freixo tinham 9% e Indio, 7 - portanto, Pedro Paulo subiu dois pontos, quantia que está dentro da margem de erro.
Ibope: Marta cai e Doria aparece à frente de Russomanno na disputa em SP
Leia a matéria completaNa sequência, figuram Jandira Feghali (PCdoB) e Flávio Bolsonaro (PSC), ambos com 6%, Carlos Roberto Osorio (PSDB), com 4%, Alessandro Molon (Rede) e Carmen Migueles (Novo), com 1%. Cyro Garcia (PSTU) e Thelma Bastos (PCO) não chegaram a 1%.
Pretendem votar em branco ou nulo 16% dos eleitores pesquisados, e 3% não sabem ou não quiseram responder. Na pesquisa anterior, realizada pelo Ibope em 12 e 13 de setembro, Crivella tinha 31%, seguido por Freixo (9%), Pedro Paulo (9%), Bolsonaro (8%), Jandira (8%), Indio da Costa (7%), Osorio (3%), Molon (1%) e Cyro Garcia (1%). Carmen Migueles e Thelma não chegaram a 1%. Brancos e nulos eram 19% e indecisos somavam 4%.
Segundo turno
O Ibope fez cinco simulações de segundo turno. Crivella venceria em todas. Contra Pedro Paulo, somaria 51% a 20%. Contra Freixo, somaria 52% a 22%. Contra Indio, venceria por 51% a 22%. Contra Jandira, somaria 53% a 20%, e bateria Bolsonaro por 53% a 18%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) sob o protocolo RJ-06444/2016.
Partidos iniciam estratégias para eleições presidenciais de 2026 apesar de cenário turbulento
Congressista americana diz que monitora silenciamento da liberdade de expressão pelo STF
Com Milei na presidência do Mercosul em 2025, vitória da esquerda no Uruguai alivia Lula
China vai chegar a 48 mil km de trilhos de trens de alta velocidade, mas boa parte ficará ociosa
Deixe sua opinião