• Carregando...
 | Pedro Serápio/Gazeta do Povo
| Foto: Pedro Serápio/Gazeta do Povo

O maior local de votação neste segundo turno em todo o Brasil fica em Curitiba. É o Centro Politécnico, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que deve receber quase 30 mil eleitores neste domingo (30).

Acompanhe a apuração e resultado dos votos do 2º turno de todo o país

O Centro já era o destino de 5,2 mil eleitores e se tornou o maior local de votação do país por causa das ocupações nas escolas estaduais - que implicou em um remanejamento de locais de votação na capital paranaense. Outros 24.687 eleitores, que votavam em seis colégios de Curitiba se dirigem para lá neste segundo turno. De acordo com o TRE-PR, 73 seções eleitorais estão funcionando no local.

Apesar das mudanças, votação em Curitiba começa sem transtornos

Leia a matéria completa

Mas, apesar das mudanças, os eleitores que tiveram o local de votação transferido para o Centro Politécnico vieram votar cedo dizem que não houve transtornos. Na abertura da votação uma fila havia se formado em frente ao prédio principal, mas logo a situação foi normalizada. Há um grande número de servidores.

No saguão do prédio principal, que reúne 10 seções eleitorais da Escola Professor Júlio Mesquita, o aposentado Eduardo Lara, 64, votou em poucos minutos. Ele se mostrou satisfeito em rever o local onde trabalhou por quase 40 anos. “Plantei vários dos pinheiros que estão no Politécnico”, contou. Ele, porém, lamentou o movimento de ocupação de colégios, o que, para ele, causou transtornos a várias pessoas.

Os mesários tinham a expectativa de maior movimento e tumulto, o que não se confirmou, pelo menos por enquanto [por volta das 10 horas]. “Havia a preocupação de termos muita fila e espera, mas está tudo tranquilo e organizado”, disse a presidente da seção 270, original da Escola Júlio Mesquita, Jaqueline Moreira. Esta é a terceira eleição em que ela trabalha.

O TRE está providenciando um serviço de leva e trás de eleitores originais do Colégio Hildebrando de Araújo. Muitos deles estão indo ao Centro Politécnico por engano, pois as seções do colégio foram transferidas para o Setor de Ciências Sociais Aplicadas, da UFPR, no Jardim Botânico. O transporte está sendo feito por servidores e veículos requisitados pelo TRE para ajudar na eleição. “Vários órgãos do governo do Paraná e da prefeitura de Curitiba estão auxiliando o TRE neste dia” explicou o sub-chefe da 3.a Zona Eleitoral Nilton Dudziak, um dos responsáveis pela logística no Centro Politécnico.

A mudança nos locais de votação gerou movimento extra para os taxistas. Vários veículos estão estacionados no Centro Politécnico, aguardando os eleitores votarem para levá-los de volta. O taxista Jeferson Vicente diz que há muitos anos não fazia corridas para transportar eleitores.

O taxista Jeferson Vicente deve ter um dia cheio neste domingoPedro Serápio
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]