O Instituto Legado e quinze organizações não governamentais (ONGs) de Curitiba vão entregar aos candidatos a prefeito e a vereador um caderno com 10 propostas de melhorias para Curitiba (ver lista) nas próximas semanas. Elas participam da primeira edição do “Sua Curitiba”, um programa de capacitação em advocacy – ou seja, defesa de direitos, “o lobby do bem” –, recentemente criado pelo Legado, instituição sem fins lucrativos que se propõe a ajudar outras entidades a ampliar o impacto de suas iniciativas.
As propostas abordam ações claras e objetivas nas áreas da saúde, educação, mobilidade urbana, gestão de resíduos, transparência, proteção da infância e direitos das pessoas com deficiências. “Elas são focadas e objetivas, com estudo prévio de custo e benefício, que buscam detalhar um plano estratégico para ações em cada uma das áreas. Apresentam uma abordagem construtiva sobre como solucionar o problema”, explica Liza Ramos, coordenadora do “Sua Curitiba” e facilitadora de conteúdos das capacitações.
A seleção das pessoas e entidades que participam do projeto foi feita por meio de abertura edital público pelo Legado. Liza Ramos explica que o “Sua Curitiba” está sendo realizado em duas etapas. Na primeira, os participantes receberam capacitações sobre o funcionamento das instituições, organização e competências dos municípios, participação social e mecanismos presentes na lei de acesso à informação. “Então, com base na experiência que já tinham no terceiro setor, eles formularam demandas que sentiam necessidade, através de sugestões de políticas públicas que foram incluídas no caderno de propostas”, afirma Liza.
Segundo ela, na próxima etapa, os participantes irão receber capacitações sobre estratégias para defesa de interesses diante do poder público. “Vamos apresentar como trabalhar causas estrategicamente, perante os diversos órgãos e poderes”, diz a coordenadora do projeto. De acordo com a coordenadora do projeto, nesta segunda parte o foco está em ferramentas de conscientização e mobilização popular, conhecimentos sobre como criar coalizões e relacionamento com parceiros, além do contato direto com o poder público, “Trabalhamos a construção passo a passo das campanhas, com planos de ações, metas e indicadores referentes à visão de mudança”, explica Liza.
O caderno de propostas do “Sua Curitiba” vai ser entregue na sexta-feira (16) aos candidatos a prefeito da capital, após o debate no Radisson Hotel, que será realizado pelo Instituto Atuação numa parceria com a Gazeta do Povo. Segundo o gerente executivo do Instituto Legado, Paulo Cruz Filho, o projeto é bastante inovador, ao fazer pessoas e organizações trabalharem de forma conjunta para, num primeiro momento, criar soluções para a cidade, e, em seguida trabalhar num plano de ação efetivá-las. O “Sua Curitiba” conta com o apoio de diversas iniciativas sociais da cidade, dentre elas do Instituto Atuação e da Sociedade Global.



