i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
eleições 2016

Sem reeleição, Edgar Bueno abre espaço para novo prefeito em Cascavel

Atual prefeito termina o segundo mandato neste ano e sete candidatos tentarão a sucessão

  • PorLuiz Carlos da Cruz, especial para a Gazeta do Povo
  • Cascavel
  • 18/08/2016 14:50
 | Christian Rizzi/Gazeta do Povo
| Foto: Christian Rizzi/Gazeta do Povo

Cascave terá sete candidatos concorrendo à Prefeitura nas eleições de outubro. Esse é o mesmo número do pleito anterior, em 2012.

A última definição no jogo político foi a do PT, que em conseguir coligar com outros partidos, decidiu lançar o ex-vereador Aderbal Holleben de Mello a prefeito e a professora universitária Francis Nogueira como vice.

O deputado estadual Leonaldo Paranhos (PSC) conseguiu aglutinar grande quantidade de partidos ao redor de sua candidatura. Paranhos ficou fortalecido após Jorge Lange (PSD) desistir da disputa para ser vice do parlamentar. O PSD já havia realizado a sua convenção que aprovou Lange como candidato a prefeito, mas no último dia das convenções ele declinou para apoiar Paranhos e compor a chapa majoritária. Lange foi o terceiro candidato mais votado nas eleições de 2012 e teve apoio de Paranhos à época. A chapa ficou composta, além do PSC, pelo PSD, DEM, PTB, PTdoB, PRP, PTC, PV, PSL, PRTB, Solidariedade e PSDC na maior coligação desta campanha.

O também deputado estadual Marcio Pacheco teve problemas com sua coligação e deve perder o apoio do PEN, que havia decidido em convenção se aliar ao nome do parlamentar para prefeito. Acontece que após a convenção, ainda na sexta-feira o diretório estadual do partido anunciou que todas as decisões tomadas pelo partido estavam anuladas e decidiu dissolver a executiva municipal. Neste caso, o PPL terá em sua coligação o PRB, PHS, PMN e PCdoB. O destino do PEN ainda é incerto, mas mesmo assim Pacheco terá a segunda maior coligação. Pacheco terá como vice o advogado Juliano Murbach (PRB).

Aplicativos para Android e iPhone colocam as eleições no celular; conheça os apps

Leia a matéria completa

O prefeito Edgar Bueno (PDT), que não concorre à reeleição por estar no segundo mandato consecutivo, levou seu partido para a coligação que tem como candidato o professor Marcos Vinicius Pires de Souza (PSB). O PSDB, partido do governador Beto Richa, decidiu na última hora apoiar o candidato do PSB e compor a majoritária com o médico Miroslau Bailak como candidato a vice. A coligação terá ainda o apoio do PR e PTN.

Assim como o PT, o PMDB vai de chapa pura e terá Walter Parcinaello, irmão do deputado Hermes “Frangão” Parcianello como candidato a prefeito. O advogado e ruralista Adani Primo Triches será o vice.

Também concorrem à prefeitura o empresário Hélio Laurindo (PP) que terá como vice Salazar Barreiros Junior (PP) e Ivanildo Claro (PSol) que compôs a chapa com Marlene de Jesus (PSol). Claro tem também o apoio do PCB.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.