• Carregando...
Dos 33 vereadores que tentam mais quatro anos de mandato, apenas quatro responderam e-mail. | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Dos 33 vereadores que tentam mais quatro anos de mandato, apenas quatro responderam e-mail.| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Com pouco tempo de exposição, os novos candidatos a vereador tendem a começar a corrida eleitoral em desvantagem em relação aos que pleiteiam a chance redobrada. Quem já ocupa cargo eletivo costuma dispor de mais vitrine na imprensa, já circulou em eventos políticos nos últimos anos e preparou o terreno para novos projetos.

A partir disso, a Gazeta do Povo testou um dos caminhos do eleitor para ouvir as propostas dos 33 candidatos à reeleição entre os atuais 38 vereadores da Câmara Municipal de Curitiba: uma simples troca de e-mails. No entanto, apenas quatro deles responderam: Cacá Pereira (PSDC), Cristiano Santos (PV), Johnny Stica (PDT) e Zé Maria (SD).

Ficaram de fora das requisições os vereadores Aladim Luciano (PV), Ailton Araújo (PSC), Professor Galdino (PSDB), Jorge Bernardi (Rede) e Paulo Salamuni (PV). Os três primeiros já haviam confirmado que não tentariam a reeleição. Já Bernardi e Salamuni irão concorrer em chapas do Poder Executivo, como vice-prefeitos de Requião Filho (PMDB) e Gustavo Fruet (PDT), respectivamente.

A opção pelo e-mail oficial é simples. Essa é a chance de conhecer as virtudes e projetos de um candidato a vereador a partir de um ponto de vista mais pessoal. Além disso, é a mais factível entre as outras opções e não prevê grandes deslocamentos.

Os demais caminhos são encontrar o vereador pelas ruas, papear pelo telefone ou trocar sugestões nas redes sociais. As agendas dos candidatos, em tempos de campanha eleitoral diminuta, praticamente impossibilitam as duas primeiras situações, principalmente porque elas precisam de tempo e casualidade, ou até mesmo do número pessoal do telefone celular do candidato.

A opção pela rede social gera uma profusão de comentários e opiniões, e, na maioria das vezes, as ideias acabam distorcidas. Já a opção por e-mail permite ao candidato um espaço praticamente ilimitado e a disposição de oferecer diferentes versões para uma mesma ideia.

O site oficial do candidato também é uma opção a se considerar, mas os sítios eletrônicos costumam condensar uma versão empacotada de ideias, com pouco espaço para o debate, que geralmente perambula nas redes sociais. Na maioria das vezes, os sites ainda são gerenciados por terceiros ligados à comunicação dos candidatos, o que também impossibilita um contato mais direto.

O curitibano saiu da toca. Isso é bom, mas tem seus problemas

Leia a matéria completa

E o que seria a última opção, mas nada pessoal, é o impacto das ideias do candidato na TV. Com o tempo mínimo, e pelo envelope do marketing, essa situação trava o diálogo e deixa o eleitor às cegas.

As respostas

A Gazeta do Povo esperou 13 dias úteis, um sábado e dois domingos para os candidatos responderem as solicitações do eleitor. O e-mail foi encaminhado no dia 6 de agosto – o primeiro sábado do mês. A reportagem utilizou um e-mail pessoal e as seguintes perguntas: “O senhor é candidato à reeleição, certo? Por que é importante que você seja reeleito? O que faltou fazer nesses quatro anos?”.

As respostas tiveram um tom similar, de surpresa e muitas ideias expostas. Três deles se mostraram muito satisfeitos com o meu interesse pela temática urbana e um deles convidou o eleitor para um café no seu gabinete. Confira o balanço das quatro respostas oficiais:

A primeira resposta em quatro anos

“Primeiramente obrigado pelo e-mail. A primeira mensagem desse tipo que recebo em 4 anos”, escreveu Cristiano Santos (PV), o primeiro a responder, já na segunda-feira (8) seguinte ao dia da disparada do e-mail. Após resumir seus focos na Câmara Municipal, ele também se ofereceu para enviar mais material caso eu desejasse. Santos dividiu seus temas entre segurança e saúde. “Estou em meu primeiro mandato e confesso que quando entrei na Câmara tinha um foco relacionado à segurança. Contudo a saúde foi um tema que me sensibilizou muito nesses anos e acho que é nisso que ainda posso contribuir”.

O candidato do plano-diretor

Já Johnny Stica (PDT), o segundo a responder, também na segunda-feira (8), focalizou sua apresentação no plano-diretor da cidade, de olho no bilhete único para o transporte coletivo, no sistema de compartilhamento de bicicletas, no Fundo Curitiba Mais Humana, na regularização simplificada de imóveis, no desenvolvimento dos centros de bairro e no IPTU Verde. “Estas propostas foram aprovadas como diretrizes de planejamento, próximo passo agora é, como vereador, propor as leis de regulamentação de todas elas, assim como já fizemos com a Regularização Simplificada, com o decreto 140/2016”.

Aplicativos para Android e iPhone colocam as eleições no celular; conheça os apps

Leia a matéria completa

“Gostaria de responder mais e-mails como esse”

“Que bom se tivéssemos mais pessoas como você: interessados por seus representantes, ainda mais quando o assunto é vereador, uma vez que ele é o porta-voz dos anseios das pessoas, porque está mais perto delas”, afirmou o vereador Cacá Pereira (PSDC), terceiro a se manifestar, na segunda-feira (8) à tarde. Ele explicou suas ganas pela reeleição: “Se, como líder comunitário, as conquistas eram muitas, mas se limitaram a um volume de obras que somam mais de R$ 500 mil, como vereador, creio que as ações estão mudando a história de algumas localidades de Curitiba, como por exemplo o CIC, onde o volume maior de investimentos está, aos poucos transformando a realidade das famílias locais.”

Um café

O vereador Zé Maria (SD) ofereceu um café e um papo em seu gabinete para expor melhor as suas ideias. Ele também respondeu na segunda-feira (8), mas foi o último a enviar resposta. “Elaboramos inúmeros Projetos e Proposições atendendo as solicitações da sociedade curitibana entre elas: criação da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência; Estar Eletrônico; Disque 100 contra abuso sexual infantil; Passe livre dos Ostomizados; Criação de várias Associações como a Casa Lar”. Ele afirma que seu trabalho vem sendo pautado em ações que promovem a inclusão social, a acessibilidade de todo o cidadão curitibano e em especial as pessoas com deficiência.

Não responderam

Não responderam ao e-mail 29 vereadores: Aldemir Manfron (PP), Beto Moraes (PSDB), Bruno Pessuti (PSD), Carla Pimentel (PSC), Chicarelli (PSDC), Chico do Uberaba (PMN), Colpani (PSB), Dirceu Moreira (PSL), Dona Lourdes (PSB), Edson do Parolin (PSDB), Felipe Braga (PSD), Geovane Fernandes (PTB), Helio Wirbiski (PPS), Jairo Marcelino (PSD), Julieta Reis (DEM), Mauro Ignácio (PSB), Mestre Pop (PSC), Noemia Rocha (PMDB), Paulo Rink (PR), Pedro Paulo (PDT), Pier Petruzziello (PTB), Professora Josete (PT), Rogério Campos (PSC), Sabino Picolo (DEM), Serginho do Posto (PSDB), Tiago Gevert (PSC), Tico Kuzma (Pros), Tito Zeglin (PDT) e Toninho da Farmácia (PDT).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]