• Carregando...
Fachada da casa de Ricardo Nunes em São Paulo: vizinhos afirmam que ele é morador do local | Carlos Ohara/Gazeta do Povo
Fachada da casa de Ricardo Nunes em São Paulo: vizinhos afirmam que ele é morador do local| Foto: Carlos Ohara/Gazeta do Povo

Outro lado

Parlamentar nega morar na capital paulista

O deputado Ricardo Arruda Nunes (PSC-PR) nega que more em São Paulo. Ele afirma que reside em uma cobertura no bairro Cristo Rei, em Curitiba. Onde, segundo ele, mora há quatro anos. De acordo com Nunes, esse imóvel consta na declaração de bens apresentada por ele à Justiça Eleitoral, quando foi candidato em outubro de 2010.

A afirmação, porém, contradiz uma declaração assinada pelo deputado e sua esposa em fevereiro deste ano, um mês antes dele assumir o mandato parlamentar. No documento, registrado no 11.° Registro Oficial de Imóveis de São Paulo e publicado pelo Diário da Justiça paulista, Nunes declara ser domiciliado em um imóvel localizado no bairro Santo Amaro, na capital paulista. Confrontado com a declaração, Nunes disse que tem "vários imóveis em São Paulo" e que sua assinatura no cartório "tem mais de vinte anos".

A reportagem esteve no endereço em Curitiba informado por Nunes. Por meio do interfone, uma mulher que disse ser empregada da família, afirmou que o apartamento realmente pertencia ao deputado e que ele mora no local, mas estaria em Brasília.

A assessoria do TRE-PR informou que se houve fraude na comprovação de domicilio ou na entrega de declaração de bens, a investigação deve ser feita pelo Ministério Público Eleitoral ou por meio de denúncias.

  • Ricardo Nunes (PSC-PR), deputado federal, ao ser questionado sobre o dia do aniversário de Curitiba

Segundo suplente do PSC no Paraná, o deputado federal Ricardo Arruda Nunes, que assumiu a vaga do maringaense Edmar Arruda (PSC) – que se licenciou do cargo em março por 120 dias –, tem seu principal domicílio em São Paulo, onde mora com a família no bairro Campo Grande, região do Santo Amaro. A reportagem da Gazeta do Povo esteve no local e vizinhos afirmaram que Nunes é morador do bairro. No endereço apontado por Nunes como sendo sua casa em Curitiba, moradores do prédio dizem não conhecer o deputado. Antes de assumir o cargo na Câmara dos Deputados, ele atuava em São Paulo como consultor financeiro da Igreja Mundial do Poder de Deus.

Desconhecido no meio político paranaense, Nunes se candidatou a vereador na capital paulistana em 2000 pelo PDT. Em setembro de 2009, ele transferiu seu titulo para Curitiba e nas eleições do ano seguinte foi o 48.º candidato à Câmara mais votado no estado.

O novo deputado nega morar em São Paulo. No entanto, embora declare residir em Curitiba, ele demonstra ter pouco conhecimento sobre o Paraná. Ao ser questionado sobre os assuntos específicos do estado que ele pretende abordar em seu mandato, Nunes foi evasivo. "Os problemas do Paraná são os mesmos problemas de todas as ‘cidades’ que tiveram crescimento. Problemas de trânsito, problemas de transporte, problemas de gente drogada", disse.

Durante a entrevista, realizada na mesma semana em que a capital paranaense completou 320 anos, o deputado não soube dizer a data de aniversário da cidade, 29 de março. "Não lembro não. Nem a minha data de aniversário eu lembro", disse, em entrevista por telefone.

Curitiba

No endereço apontado por Nunes como sendo o de sua casa em Curitiba, moradores do edifício disseram à reportagem desconhecer um morador com o nome de Ricardo Arruda Nunes. Mesmo com a apresentação da foto do deputado, vizinhos que gravaram entrevistas, mas pediram para não ser identificados, não conseguiram reconhecê-lo. Segundo um dos entrevistados, na cobertura que o deputado disse ser sua residência, mora "um português e sua esposa". O casal seria formado pela irmã do deputado, e o marido dela, que tem nacionalidade portuguesa.

Eleitor

De acordo com a assessoria do Tribunal Regional Eleitotal do Paraná (TRE-PR), a transferência do título eleitoral de Nunes ocorreu em setembro de 2009, dentro do prazo legal definido pela legislação eleitoral. Além disso, ainda de acordo com o TRE-PR, o deputado participou das últimas eleições municipais como eleitor, comparecendo inclusive para identificação biométrica.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]