• Carregando...
Fila de eleitores em Curitiba em frente ao TRE no último dia de recadastra­mento biométrico, 20 de janeiro | Antônio More/ Gazeta do Povo
Fila de eleitores em Curitiba em frente ao TRE no último dia de recadastra­mento biométrico, 20 de janeiro| Foto: Antônio More/ Gazeta do Povo

Limpa

Justiça Eleitoral espera reduzir a taxa de abstenção em Curitiba

Com o recadastramento biométrico, o TRE espera reduzir a taxa de abstenção em Curitiba nas eleições de 2012. De acordo com a assessoria de imprensa do Tribunal, a proporção de eleitores que não compareceram ao recadastramento é praticamente a mesma dos que não votaram nas últimas eleições – em torno de 15% e 20% do eleitorado. Logo, acredita-se que os eleitores que se recadastraram são os que, geralmente, votam nas eleições. A baixa procura após o fim do recadastramento contribui para essa impressão do TRE.

A avaliação do tribunal é que muitos eleitores curitibanos mudaram de cidade, mas não transferiram seu título. Por causa disso, acabam não votando. Alguns eleitores mortos também são contabilizados como ativos nos dados do TRE já que, muitas vezes, o órgão não é informado do seu falecimento.

Quem mora em outra cidade, é eleitor de Curitiba e pretende mudar seu título para o local onde vive tem até o dia 9 de maio para fazer isso – o mesmo prazo para quem quiser fazer o inverso, mudar o título para a cidade de Curitiba. As inscrições reabrem somente após o término do período eleitoral, em novembro. (CM)

Os eleitores de Curitiba que não fizeram o recadastramento biométrico têm mais um mês e meio para regularizar a situação. O prazo se encerra no dia 9 de maio. Quem tem mais de 18 anos e não estiver em dia com a Justiça Eleitoral até essa data não poderá votar na eleição deste ano e não conseguirá fazer passaporte, prestar concurso público ou se matricular em instituições públicas de ensino até resolver a pendência.

Para regularizar a situação, o eleitor deve comparecer ao centro de atendimento do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) portando carteira de identidade, comprovante de residência e, se for o caso, o título antigo. Quem teve o título cancelado terá de pagar multa que varia de R$ 3,51 a R$ 35,10.

Em Curitiba, 211 mil eleitores (o equivalente a 19% do eleitorado) tiveram seus títulos cancelados por não terem feito o recadastramento biométrico dentro do prazo, que se encerrou em 20 de janeiro. Desses, apenas 9 mil procuraram o TRE para refazer seus títulos, ou seja, existem cerca de 200 mil eleitores da capital em situação irregular. Segundo a assessoria de imprensa do tribunal, alguns desses eleitores já não moram mais na cidade. Essas pessoas devem procurar a Justiça Eleitoral no município que moram atualmente para regularizar a situação.

Nove de maio também é o prazo final fazer o título de eleitor pela primeira vez, no caso de eleitores com 18 anos. Para adolescentes entre 16 e 18 anos, o registro é facultativo. Quem completa 16 anos até a data da eleição já pode se registrar. Para quem faz 18 anos depois do prazo limite para tirar o título e antes das eleições, o registro e o voto são facultativos.

A expectativa do TRE é de que, por causa do recadastramento biométrico, a procura de eleitores até 9 de maio seja baixa. Isso porque muitos dos que tiraram o título pela primeira vez e os que precisavam fazer a transferência de domicílio já aproveitaram a época do recadastramento para isso.

Desde o fim do período de recadastramento biométrico, um total de 15 mil pessoas procuraram o TRE. Nove mil para regularizar o título e 6 mil para fazer o documento pela primeira vez. A expectativa é de que entre 15 mil e 20 mil pessoas procurem o TRE até maio.

Biometria

A biometria permitirá a identificação de eleitores por impressão digital nas próximas eleições. Todos os eleitores de Curitiba devem se recadastrar, mas apenas 81% dos inscritos fizeram isso dentro do período estipulado.

Serviço:A Central de Atendimento ao Eleitor do TRE funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas, na Rua João Parolin, 55, Prado Velho, Curitiba. Mais informações: (41) 3330-8673 e 3330-8674 ou www.tre-pr.jus.br.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]