• Carregando...
Veja as palavras que eleitores usaram para definir Richa e Requião |
Veja as palavras que eleitores usaram para definir Richa e Requião| Foto:

Competente, trabalhador e determinado. Essas são as três características mais citadas pelos eleitores paranaenses quando questionados sobre a palavra que melhor descreve o prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB). Já descrição do governador Roberto Requião (PMDB), feita a partir das pessoas ouvidas na pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas, é de uma pessoa arrogante, trabalhadora e competente.

Num rol de 18 características apresentadas aos eleitores, eles tiveram de escolher a que mais se encaixava em Beto Richa e Requião. Dos 1.830 eleitores ouvidos, 20,4% disseram que o prefeito é competente, 19,8% trabalhador e 11,4% determinado. As palavras menos citadas pelos entrevistados foram vingativo (0,1%), raivoso e desumano (0,2%). Para Requião, a característica menos citada é carismático, com apenas 1,37%, seguido de desumano (1,53%) e desonesto (1,69%).

Na opinião do cientista político Emerson Cervi, os eleitores preferem gestores que passem a impressão de competentes e trabalhadores. "Isso mostra que o impacto eleitoral de escândalos como mensalão, dinheiro na meia, é menor do que o estimado, pois os eleitores procuram outras coisas nos governantes", afirma ele. Segundo Cervi, uma prova disso é que a honestidade não está entre os primeiros itens citados. E, mesmo assim, os governantes tiveram um bom índice de citação desse quesito. A qualidade de honesto foi a palavra escolhida para definir Richa por 6% dos paranaenses. A honestidade de Requião foi citada por 3,4% dos entrevistados.

Em relação à arrogância de Requião, apontada por 14% dos paranaenses como a palavra que melhor define o governador, Cervi faz ponderações. "Quem disse que ser arrogante é negativo para o eleitorado paranaense, que é conservador e machista?", questiona o cientista político.

"As respostas mostram que Requião conseguiu, através de várias atitudes e gestos, um núcleo de rejeição bem explícito", observa Ricardo Oliveira, sociólogo da UFPR. "Se o governador ficasse quieto, ele poderia ter uma popularidade muito maior. Mas é o estilo dele, de fazer muitas brincadeiras, das quais a maioria é de mau gosto", acrescenta. Apesar disso, diz Oliveira, Requião tem uma "legião" de eleitores, que vem garantindo a manutenção dele em cargos políticos importantes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]