• Carregando...

Os eleitores que não votaram nem justificaram a ausência nas últimas três eleições correm o risco de ter o título cancelado a partir da próxima semana. Para ficar em dia com a Justiça Eleitoral, o eleitor deve comparecer ao cartório eleitoral até o dia 26 de abril.

São Paulo aparece como o estado com o maior número de eleitores em débito com a Justiça Eleitoral. Em seguida, vem Minas Gerais, onde cerca de 200 mil pessoas que não votaram nem se justificaram nas últimas três eleições.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, a maioria - cerca de 95% - deixou a regularização para a última hora. O eleitor que deixa de votar e não justifica a ausência paga multa de R$ 3,50 por cada turno. Além disso, ainda recebe outras penalidades.

- Não tira passaporte, não abre conta em banco, não pode fazer um empréstimo e não vai conseguir se matricular em universidade federal - alerta a chefe do serviço de atendimento ao eleitor do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), Helenita Nunes.

O cancelamento não vale para o voto facultativo. É o caso de analfabetos, eleitores entre 16 e 18 anos e os maiores de 70 anos. Quem mora no exterior deve encaminhar a justificativa com comprovantes ao cartório eleitoral de sua cidade no Brasil.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]