A edição on-line do jornal O Estado de S. Paulo divulgou ontem à noite uma gravação telefônica obtida pela Polícia Federal (PF) que, segundo investigações, mostram o secretário-executivo do Ministério do Turismo, Frederico Silva Costa, orientando um empresário a montar uma ONG de fachada para fechar convênios com o governo federal.
Costa, o segundo na hierarquia do Turismo, foi preso anteontem durante a Operação Voucher. Ele é acusado, juntamente com outras 37 pessoas, de participar de um esquema de desvio de pelo menos R$ 3 milhões do ministério por meio de convênios firmados com uma ONG do Amapá.
De acordo com o relatório da PF, obtido pelo jornal, Costa ensina o empresário Fábio de Mello a montar um instituto. A conversa, de acordo com os documentos, ocorreu em 20 de julho.
"O importante é a fachada e tem que ser uma coisa moderna que inspira confiança em relação ao tamanho das coisas que vocês estão fazendo", disse o secretário-executivo do ministério ao empresário, segundo a gravação. "Pega um negócio aí pra chamar a atenção, assim, de porte, por três meses (...). Mas é pra ontem! Que se alguém aparecer para tirar uma foto lá nos próximos dois dias, as chances são altas", afirma Frederico, segundo a investigação. "Pega um prédio moderno aí, meio andar, diz que tá com uma sede que está em construção", orientou Costa.
Fábio de Mello também foi preso pela Operação Voucher. Mello aparece na investigação como dono da Sinc Recursos Humanos, uma das empresas de fachada que, segundo os autos, recebeu dinheiro do Ibrasi, ONG fantasma do Amapá contratada pelo Turismo que gerou a operação da Polícia Federal.
* * * *
Leia abaixo trecho da conversa que consta do inquérito da Polícia Federal:
Frederico Silva Costa Escuta, aquela sede ali, dentro do que tá vindo para cima, não atende. Nós temos que fazer um negócio de imediatíssimo, um aluguel de dois, três meses. [Temos de] colocar uma baita placa e mudar o endereço no site urgente, porque possivelmente alguém vai bater foto lá.
Fábio de Mello Tá bom! Até sexta-feira, combinado isso?
Frederico Silva Costa Combinado, mas pega um negócio aí pra chamar a atenção, assim, de porte, por três meses.
Fábio de Mello Tá bom, mesmo se for por um ano a gente segura, não tem problema não!
Frederico Silva Costa Mas é pra ontem! Que se alguém aparecer para tirar uma foto lá nos próximos dois dias, as chances são altas.
Fábio de Mello Tá! Então vou correr com isso aqui. (...)
Frederico Silva Costa Pega um prédio moderno aí, meio andar. Diz que tá com uma sede que está em construção, mas por enquanto...
Fábio de Mello A gente tem um prédio de três andares, grande (...).
Frederico Silva Costa Mas o importante é a fachada e tem que ser uma coisa moderna que inspira confiança em relação ao tamanho das coisas que vocês estão fazendo.
Fábio de Mello Tá bom, tranquilo.



