• Carregando...
Revista divulgou a capa de sua edição para a América Latina no Twtitter | Reprodução/Twitter/
Revista divulgou a capa de sua edição para a América Latina no Twtitter| Foto: Reprodução/Twitter/

Em editorial sobre a crise política brasileira publicado na edição impressa desta semana, a revista britânica The Economist pede a renúncia da presidente Dilma Rousseff (PT).

Com o título “Hora de Partir” (Time to Go), o texto avalia que, até recentemente, mesmo sob protestos, o governo Dilma tinha legitimidade intacta, e que a presidente podia dizer que tinha o desejo de ver a justiça ser feita.

Leia o editorial da revista “The Economist” (em inglês)

Dilma afirma ter convicção de que tem votos para barrar impeachment

Leia a matéria completa

Agora, contudo, Dilma “rejeitou o que vestia de credibilidade”. A opinião da revista se baseia na decisão da presidente de nomear Luiz Inácio Lula da Silva para o cargo de ministro chefe da Casa Civil, com o que o ex-presidente garantiria o foro privilegiado.

No editorial, a The Economist reafirma sua antiga posição de que o Judiciário ou os eleitores é que devem decidir o destino de um presidente, e não políticos que buscam satisfazer seu próprios interesses em um processo de impeachment.

No caso de Dilma, no entanto, a revista explica que sua decisão de nomear Lula parece uma crassa tentativa de frustrar o rumo da Justiça. “Mesmo que essa não tenha sido sua intenção, esse seria seu efeito. Esse foi o momento em que a presidente escolheu os limitados interesses de sua tribo política em vez do Estado de Direito. Assim, mostrou-se inapta a continuar presidente”.

A publicação pondera três formas de Dilma deixar o Palácio do Planalto. O processo de impeachment com base nas pedaladas fiscais é alternativa descartada porque a The Economist avalia que não há provas de que a presidente cometeu crime nesse caso, e que o precedente de cassação por pressão popular seria perigoso.

As três formas legítimas analisadas pela revista são: obstrução de Justiça no caso das investigações sobre a Petrobras ou a tentativa de proteger Lula, a cassação de seu mandato pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por rejeitar as contas da campanha de Dilma em 2014, ou sua renúncia -”a melhor e mais rápida forma”.

“Se fizerem o golpe, não terão um dia de sossego”, diz líder do MST

Leia a matéria completa

PMDB

O editorial reconhece que a mera saída de Dilma não resolveria os muitos problemas de base do país, e que o PMDB também está amplamente envolvido no escândalo de corrupção.

Por fim, a The Economist aponta que o Judiciário também tem questões a resolver. O juiz Sergio Moro, por exemplo, é criticado por sua decisão de levantar o sigilo das conversas telefônicas entre Lula e interlocutores com foro privilegiado, como a própria Dilma.

“Isso não justifica a reivindicação de governistas de que os juízes estão promovendo um ‘golpe’. Mas torna fácil suspeitos da Lava Jato desviarem a atenção de seus próprios erros para os tropeços de seus perseguidores”, afirma o texto.

Confira a capa no Twitter da “Economist”

Jornalista compila as capas da revista sobre a ascensão e derrocada do Brasil desde 2009

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]