• Carregando...

Paulo Bueno Neto entende que não só o Bigorrilho e o Campina do Siqueira, mas todos os bairros considerados da região central de Curitiba, estão à míngua. "E os bairros considerados da periferia têm recebido verbas e obras. E são os locais centrais, com a arrecadação de IPTU, ISS e IBTI que financiam o desenvolvimento das periferias. Mesmo assim, não olham para esses bairros", diz.

Desafio – O presidente da Abicam lembra ainda que, no Bigorrilho e Campina do Siqueira, há, por exemplo, um posto de saúde, construído há anos. "E a Gleisi Hoffmann disse que já houve a época da descentralização. Isso quer dizer o quê? Não é sair e tirar do centro? Será que ela sabe que o Bigorrilho, por exemplo, arrecada, por ano, R$ 100 milhões para a cidade? E que ela enumere uma obra nesse bairro nos últimos anos."

Contas – O Tribunal de Contas julga hoje as contas do governo Roberto Requião, relativas ao ano de 2006. O conselheiro-relator é Henrique Naigeboren. O julgamento será feito em uma sessão extraordinária, às 10 horas.

Impedido – O mais novo conselheiro do TC, Hermas Brandão, declarou-se ontem impedido de votar. Como ex-presidente da Assembléia Legislativa, Hermas chegou a ocupar o governo durante a campanha eleitoral do ano passado. Portanto, foi gestor do estado por quase dois meses, entre setembro e novembro de 2006. Para votar em seu lugar, foi convocado o auditor Eduardo de Souza Lemos.

Permitido – Recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) podem ser utilizados na compra de terreno para a construção de escola para o ensino fundamental. Essa é a interpretação feita pelo Tribunal de Contas, em resposta a consulta formulada pela prefeitura de Campo Magro, na região metropolitana de Curitiba.

Unidos – Secretários de planejamento dos quatro estados que compõem o Codesul (PR, SC, RS e MS) discutiram ontem, em Curitiba, estratégias de articulação para a elaboração de projetos de interesse da Região Sul para serem inseridos na segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) nacional, que tem início em agosto. Os debates, que terminam hoje, estão sendo realizados com cinco focos distintos: habitação, resíduos sólidos, esgotamento sanitário, logística de transporte e energia.

Infra-estrutura – O secretário de planejamento do Paraná, Ênio Verri, disse que a partir da integração dos estados do bloco do Codesul, a meta é a elaboração de projetos em conjunto, principalmente os de transporte e infra-estrutura, para que seja possível transformá-las em investimento e melhorar a economia do Sul.

Aberto – O presidente estadual do PT, deputado federal André Vargas, disse ontem que a tese que o grupo do deputado estadual Tadeu Veneri va levar ao congresso do partido, de não aceitar novos filiados por um tempo, não irá vingar. "Ele vai ter no máximo 10% dos votos. O Campo Majoritário tem 70% e não vamos aceitar essa proposta", disse Vargas. O congresso estadual do PT será realizado neste fim de semana, em Curitiba.

Santo Antônio – O prefeito de Santo Antônio do Paraíso, município no Norte do estado, Wanderley Martins Ferreira, foi condenado à perda do cargo e teve seus direitos políticos suspensos por três anos por improbidade administrativa. A decisão é do juiz Renato Cruz de Oliveira Júnior, de Congonhinhas, e atende à ação civil pública proposta pelo MP. A irmã do prefeito, Maria Madalena Ferreira, então tesoureira municipal, também foi condenada às mesmas sanções. Cabe recurso da decisão.

*****

"Fico entristecido com declarações como as da petista Gleisi Hoffmann (na Gazeta de ontem) de que, caso eleita prefeita de Curitiba, vai levar obras e priorizar mais a periferia. É um absurdo ela dizer isso. Esses políticos têm de parar com essa demagogia."

De Paulo Bueno Neto, presidente da Associação dos Moradores do Bigorrilho e do Campina do Siqueira (Abicam).

*****

Pinga-Fogo

Todos os pré-candidatos a vereador de Curitiba pelo PSB, partido do vice-prefeito, Luciano Ducci, deverão participar de um curso de formação política que a Fundação João Mangabeira oferecerá a partir de outubro.

*** "A idéia é dar mais força e afinação ao discurso de cada um em relação aos paradigmas do partido e, assim, oferecer candidatos melhor preparados aos eleitores", justifica Ducci.

*** O PSB pretende, nas eleições do ano que vem, ampliar a bancada na Câmara de três para cinco vereadores.

*** O PPS optou pela tecnologia para integrar mais o partido. Agora, as reuniões de segunda-feira dos pepessistas, também conhecidas como "Escolinha do Rubens", podem ser acompanhadas ao vivo pelos integrantes do partido em todo Paraná.

*** É que o encontro é transmitido on-line pelo site do PPS.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]