
A presidente Dilma Rousseff recebeu mais de um terço dos prefeitos paranaenses ontem em Campo Mourão, onde inaugurou um trecho de 18,7 quilômetros da BR-487, mais conhecida como "Estrada da Boiadeira", e entregou 179 máquinas para os municípios, entre retroescavadeiras, caminhões-caçamba e motoniveladoras, destinadas à recuperação de estradas rurais. Prefeitos de 154 cidades de pequeno porte foram contemplados com o maquinário. Cada um deles foi chamado ao palco para posar para fotos ao lado da presidente.
Ao lado de Dilma estava a ministra Gleisi Hoffmann (Casa Civil), provável candidata do PT ao governo do Paraná em 2014 e chamada pela presidente, durante o evento, de "minha mão direita e também minha mão esquerda". O governador Beto Richa (PSDB), que deve tentar a reeleição, também esteve na cerimônia. Estiveram presentes ainda os ministros Paulo Bernardo (Comunicações), César Borges (Transportes), Pepe Vargas (Desenvolvimento Agrário) e Helena Chagas (Comunicação Social) e o vice-presidente de Agronegócio do Banco do Brasil, Osmar Dias (PDT).
A entrega das máquinas faz parte do chamado Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Equipamentos, que deve beneficiar 5.061 municípios do país até o ano que vem ou seja, quase 90% do total de cidades do país. É um dos carros-chefe do relacionamento entre o governo federal e os municípios.
Estrada da Boiadeira
O asfaltamento da BR-487 que liga a região até a divisa com o Mato Grosso do Sul é uma antiga reivindicação do estado. A presidente inaugurou o Lote 3 da Boiadeira, que corresponde a um trecho entre Cruzeiro do Oeste e Tuneiras do Oeste. No entanto, ainda restam cerca de 100 quilômetros sem pavimentação. As obras no Lote 3 haviam começado em 2009, mas ficaram interrompidas por três anos, após o Tribunal de Contas da União (TCU) ter identificado alteração indevida no contrato. Os trabalhos de pavimentação da Boiadeira já duram 27 anos. O asfaltamento foi iniciado em 1986 e, desde então, passou por várias interrupções.
No evento, Dilma também assinou ordens de serviço para a construção de trechos de duas rodovias, a BR-158 e a BR-487, que ligam o noroeste do Paraná à região central, em direção ao Porto de Paranaguá.



