• Carregando...

Maria Marta, conhecida como uma secretária técnica e racional, soltou as emoções ontem na "escolinha". Ao falar sobre a contratação de funcionários pelo governo, contestou as críticas da oposição de que a máquina pública está inchada e acabou soltando lágrimas. Foi acudida pelo próprio governador, que saiu em defesa da secretária e de seu governo.

Unidos – O deputado Augustinho Zucchi, vice-presidente estadual do PDT, negou os boatos de uma possível disputa entre os irmãos senadores Alvaro e Osmar Dias em 2010 pelo governo do estado. "Jamais haverá uma disputa entre o Alvaro e o Osmar no Paraná", disse Zucchi. Na previsão dele, os irmãos Dias estarão juntos no mesmo palanque, provavelmente no de Osmar Dias. "Ninguém que está sendo ungido pela população para ser candidato a governador irá abrir mão", disse.

Vice – Osmar Dias, aliás, deve se reunir hoje em Brasília com Beto Richa (PSDB). Em pauta: a cobiçada vaga de vice na chapa encabeçada pelo tucano para a prefeitura de Curitiba.

Contramão – Mais uma vez na contramão das opiniões do governo, o deputado Stephanes Júnior (PMDB) criticou os líderes do movimento Via Campesina. Disse que agiram como bandidos, não defendendo os verdadeiros interesses do movimento e se aproveitando da ingenuidade das pessoas do campo para realizarem atos violentos e covardes. Ao mesmo tempo, o governo do estado publicou uma série de reportagens na agência de notícias oficial defendendo os integrantes do MST.

Ação – A Comissão Especial de Investigação (CEI) do Pedágio realiza na quinta-feira sua penúltima reunião. O deputado Ribas Carli (PSB) vai defender que a comissão ingresse com uma ação civil pública contra as concessionárias que exploram o pedágio. "Elas cobram um preço seis vezes maior que as empresas vencedoras do leilão federal", disse. A ação seria para reduzir as tarifas.

Escolhido – O líder da oposição, Valdir Rossoni (PSDB), recebeu ontem uma tarefa inusitada, que surpreendeu os outros deputados da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ): foi indicado relator de uma mensagem do governo do estado. Rossoni deu parecer favorável ao pedido de abertura de crédito especial de R$ 6,5 milhões para a Secretaria de Ciência e Tecnologia.

Sem facilitar – Mas, antes de relatar favoravelmente ao governo, Rossoni deu uma canseira nos governistas. Como a oposição estava tentando arrastar a sessão para não dar tempo de votar outro projeto do governo, que cria 20 novos cargos na Secretaria da Justiça, Rossoni fez questão de ler o projeto inteiro e seu longo parecer. E de forma tão lenta que chegou a dar sono nos presentes. Não conseguiu terminar porque a sessão da CCJ teve que ser encerrada. Ele continua a leitura na próxima sessão. "O importante é que conseguimos adiar a votação do projeto dos cargos", disse.

Astro – O deputado estadual Fábio Camargo volta a ser a "estrela" do PTB no programa do horário partidário da televisão. Camargo vai falar sobre as propostas dele para a prefeitura de Curitiba, nas inserções que começam na sexta-feira e serão veiculadas até dia 31.

Debates – A executiva estadual do PMDB do Paraná aprovou ontem uma proposta do secretário-geral, João Arruda, para que o partido realize debates entre os pré-candidatos a prefeito de Curitiba. Segundo nota do PMDB divulgada à imprensa, devem participar dos debates o reitor da UFPR, Carlos Augusto Moreira Júnior; o presidente da Cohapar, Rafael Greca; o deputado estadual Mauro Moraes; e os deputados federais Rodrigo Rocha Loures e Marcelo Almeida. A nota do PMDB excluiu dos debates Reinhold Stephanes Júnior, que já havia anunciado intenção de concorrer à prefeitura.

* * * * *

"Fui muito pressionada nos últimos dias."

Maria Marta Lunardon, secretária estadual da Administração, ao se desculpar por ter se emocionado, ontem, durante a Escola de Governo.

* * * * *

Pinga-Fogo

Correu ontem o boato na Assembléia Legislativa de que o secretário estadual da Saúde, Cláudio Xavier, iria deixar o cargo. A assessoria da secretaria negou o rumor.

••• O ex-presidente nacional do PT, José Genoíno, lançará amanhã em Curitiba o livro Escolhas Políticas. O livro, de autoria da socióloga Maria Francisca Pinheiro Coelho, é a biografia de Genoíno. Ele está vindo a Curitiba a convite do Instituto Direito e Democracia e do deputado federal Ângelo Vanhoni (PT).

•••As audiências realizadas pelo prefeito Beto Richa nos bairros de Curitiba estão sendo precedidas de um esquema de divulgação. Ontem, no Uberaba, um carro com sistema de som divulgava que haveria a reunião.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]