• Carregando...

Durante o jogo Atlético Paranaense 2 x 0 Grêmio, na quarta-feira, houve um verdadeiro encontro de políticos nativos. Estavam lá Rubens Bueno, presidente estadual do PPS, o vice-governador Orlando Pessuti (PMDB) e Ezequias Moreira, ex-chefe de gabinete do prefeito Beto Richa (PSDB), que perdeu o cargo após a descoberta de que a sogra dele era funcionária fantasma da Assembléia Legislativa.

Curiosidades – Durante a partida, Orlando Pessuti não tirou sua boina preta, no melhor estilo italiano. Mas, para dar sorte, ele a usava com a aba virada para trás. E a camisa rubro-negra ostentava o número do PMDB nas costas, o 15. Já Ezequias Moreira não se separou do rádio portátil de pilha, pelo qual acompanhou, com emoção, cada jogada atleticana.

Emenda 29 – O deputado federal e presidente estadual do PT, André Vargas, comemorou a aprovação, na Câmara Federal, em primeira discussão, do projeto que regulamenta a Emenda Constitucional 29, relativa à destinação de recursos mínimos para a saúde. Com a medida, em 2008 o setor terá R$ 4 bilhões a mais de verba.

Crítico – Quando era deputado estadual, Vargas sempre criticou o governador Roberto Requião (PMDB) por não cumprir o porcentual obrigatório de investimentos na saúde, de 12% das receitas. O estado costuma incluir despesas com saneamento como gastos com saúde – o que pode vir a ser considerado ilegal após a tramitação final da regulamentação da Emenda 29. Na Assembléia Legislativa, o petista chegou a apresentar um projeto de lei complementar na tentativa de regulamentar os recursos mínimos para o financiamento da saúde pública.

Diário Oficial – O secretário-chefe da Casa Civil, Rafael Iatauro, e o secretário especial para Assuntos Estratégicos e presidente da Celepar, Nizan Pereira, disseram que houve um aumento de dez mil acessos por dia na página na internet do Diário Oficial do Paraná (www.pr.gov.br/dioe) após as modificações que a versão on-line do periódico sofreu. Até dezembro, o estado espera reduzir a circulação impressa do Diário Oficial. A idéia é de que, no começo de 2008, não haja mais Diário Oficial em papel.

Licitação – A oposição ao prefeito Beto Richa (PSDB) na Câmara Municipal está indignada com a demora na aprovação do projeto de licitação para as linhas de transporte coletivo em Curitiba. Faz mais de um ano que a proposta chegou ao Legislativo municipal e sequer foi discutida em plenário. Para o vereador Pedro Paulo (PT), nem os vereadores governistas nem a prefeitura quer a aprovação do projeto, que trará transparência ao sistema.

Culpa – "A Câmara não pode ficar com a culpa pela não licitação do transporte, já que a mesma não depende de aprovação de nenhuma nova lei na Casa, mas apenas do cumprimento da Constituição. Depois de mais de um ano enrolando, tenho dúvida se há tempo para licitar antes das eleições", afirma o vereador Pedro Paulo.

Emprego – O secretário estadual do Trabalho, Emprego e Promoção Social, deputado estadual licenciado Nelson Garcia (PSDB), fará uma audiência pública nesta segunda-feira, no plenarinho da Assembléia Legislativa, para pedir a deputados federais a aprovação de uma emenda que prevê o investimento de R$ 20 milhões para qualificação profissional no Paraná.

Agricultura – O senador Alvaro Dias (PSDB) está articulando a aprovação do seu projeto de lei que classifica os assentamentos rurais como áreas prioritárias para os investimentos públicos, conforme prevê a Lei da Política Agrícola. A votação deve ocorrer ainda neste mês. Na proposta, há a previsão de implantação, nos assentamentos, de uma série de benefícios, como barragens, açudes, diques, armazéns comunitários, mercados de produtor, estradas, escolas, postos de saúde, redes de energia e saneamento.

* * * * *

"Carro é como a sogra. É preciso ter boas relações com ela. Mas não podemos deixar que mande em nossas vidas. Se a única mulher da sua vida é a sua sogra, tens um problema."

Do ex-governador Jaime Lerner, em entrevista para o jornal espanhol El País, publicada em 30 de outubro, comentando o problema de congestionamento nas grandes cidades.

* * * * *

Pinga-Fogo

O vereador Beto Moraes (PSDB) solicitou à prefeitura que sejam construídos banheiros masculinos e femininos nas principais praças centrais de Curitiba.

••• Para Beto Moraes, a necessidade de banheiros nesses locais públicos é urgente, pois muitas pessoas acabam urinando nas calçadas das praças em virtude da ausência de sanitários.

••• Na tentativa de fortalecer o PDT para as eleições do ano que vem, o vereador Paulo Bernardi, que preside a legenda em Curitiba, fará na próxima segunda-feira uma reunião municipal com outros pedetistas.

••• O objetivo é estruturar núcleos de apoio nas regionais de Curitiba.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]