• Carregando...

A CPI dos Bingos terminou o dia ontem dividida quanto à estratégia para convocar Márcio Thomaz Bastos (Justiça). Uma ala defendia avançar sobre o ministro sem intermediários. Outra argumentava ser esse o sonho do governo, que imediatamente recorreria ao Supremo. Um por um – Os que são contra o ataque frontal ao ministro, que nega envolvimento na crise do caseiro, querem ouvir primeiro Daniel Goldberg. Na pior das hipóteses, os senadores avaliam que o assessor pode afirmar ter repassado dados ao chefe. Psicodrama – Outra idéia, a mais radical do dia, era promover uma grande acareação entre o ex-ministro Palocci, Goldberg e Jorge Mattoso, ex-presidente da Caixa. Pressão total – Diante da liminar conseguida por Paulo Okamotto resguardando seu direito de não ser incriminado na CPI hoje, os senadores vão usar a acareação dele com Paulo de Tarso Venceslau para constrangê-lo. Pior para Lula – Após a queda de Antônio Palocci, ganhou força na CPI dos Bingos a ala que, desde o início, foi contra poupar o ex-ministro: os tucanos Antero Paes de Barros e Alvaro Dias e os pefelistas José Agripino, Efraim Moraes e Demóstenes Torres. Criação coletiva – O atraso na votação do relatório final da CPI dos Correios será providencial para o PT. Produzido para inviabilizar a aprovação do parecer de Osmar Serraglio (PMDB-PR), o documento mobilizou petistas nas duas Casas do Congresso, mas não estava pronto até ontem à noite. Índex petista – No afã de negar o mensalão, as irregularidades nos contratos de Marcos Valério com a Visanet e a participação de ex-ministros em irregularidades, havia petista vetando até a expressão "valerioduto" no texto alternativo. Efeitos especiais – Do deputado ACM Neto (PFL-BA) sobre o relatório paralelo que do PT: "É uma peça de ficção. Deve ser enviada para Steven Spielberg, pois tem boa chance de ganhar o Oscar".

Nem pensar – O ex-presidente da CCJ da Câmara Antônio Carlos Biscaia (PT-RJ) dará parecer contrário ao pedido de aposentadoria por invalidez do deputado mensaleiro José Janene (PP-PR). Biscaia é o relator da consulta sobre a legalidade do pedido. Pense bem – Janene pressiona o PT com ameaças de contar o que sabe sobre o mensalão e outros assuntos espinhosos. Seu caso se encontra parado há meses. Tabajara FC – Do deputado João Caldas (PL-AL) sobre os novos ministros: "Lula vai para a Copa com os reservas. Muitos não se elegeriam síndicos de seus prédios. Como vão ajudar na eleição?" Animadores de auditório – Nada menos que 40 pessoas do "escalão avançado" da Presidência já estão em Salvador (BA) para preparar a visita de Lula amanhã. Metade do grupo é formado por "articuladores sociais". Os demais, trabalham no cerimonial e na segurança. Na medalhinha – O Ministério da Cultura joga duro com a Prefeitura de São Paulo no caso do Museu do Futebol do Pacaembu. Um parecer de Antônio Grassi, "zagueirão petista" e presidente da Funarte, vetou o uso da Lei Rouanet para viabilizar o projeto.

TIROTEIO

Do líder do PT na Assembléia paulista, Ênio Tatto, sobre o tucano Geraldo Alckmin ter afirmado que sua mulher, Lu, "se equivocou" ao aceitar vestidos fornecidos por um estilista:

– Entre a candura e a cara dura, Alckmin segue minimizando graves suspeitas. Para ele, nada a investigar, nada a explicar.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]