• Carregando...
Artagão de Mattos Leão, presidente do Tribunal de Contas do Estado (TC) | Marcelo Andrade/ Gazeta do Povo
Artagão de Mattos Leão, presidente do Tribunal de Contas do Estado (TC)| Foto: Marcelo Andrade/ Gazeta do Povo

Agenda

Quarta-feira – O governador Beto Richa (PSDB) estará no Rio de Janeiro onde vai ministrar uma palestra no Fórum Cidades e Desenvolvimento. O tucano foi convidado pela Microsoft – empresa multinacional de tecnologia e informática dos Estados Unidos.

Quarta-feira – Deve ser votado no Senado Federal o Estatuto da Juventude que garante direitos aos jovens de 15 a 29 anos. Entre os benefícios está a meia-entrada em eventos culturais e esportivos.

Sexta-feira – O governador Beto Richa lança em Foz do Iguaçu um programa de apoio aos municípios. Devem ser liberados R$ 150 milhões para que as prefeituras façam investimentos em ações que considerarem prioritárias. Os recursos vieram da economia feita na Assembleia Legislativa.

  • Rubens Bueno (PPS-PR), deputado federal

Em discussão no Congresso há mais de 15 anos, a proposta de reforma política deve entrar na pauta de votação desta terça-feira no plenário da Câmara Federal. Os líderes indicaram cinco pontos considerados mais importantes: financiamento público de campanha; fim das coligações, coincidência das eleições; ampliação da participação popular na apresentação de projetos e a instituição da lista flexível e candidatos. Entre os temas a serem apreciados estão duas PEC’s e um projeto de lei. As PECs tratam do fim das coligações proporcionais e da coincidência das eleições de vereadores, prefeitos, deputados estaduais, distritais e federais, senador, governador e presidente. Pela proposta, os eleitos nas eleições municipais de 2016 terão mandato de seis anos, em vez de quatro, para que em 2022 possam ser realizadas eleições gerais em todos os níveis. O projeto de lei prevê o financiamento público exclusivo das campanhas eleitorais e modificações de regras do sistema eleitoral.

Mais prazo

Prefeitos de todo o Paraná terão mais tempo para prestar informações contábeis, fiscais e orçamentárias sobre os meses iniciais do exercício de 2013. Na úlima sessão, os conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TC) aprovaram em caráter excepcional a ampliação do prazo. A proposta de dar mais tempo aos gestores partiu do presidente, Artagão de Mattos Leão (foto 1). O prazo que era 30 de abril passou para 30 de agosto. Nesta data, o Sistema de Informações Municipais (SIM-AM) deverá receber todas as informações relativas ao período de janeiro a julho deste ano.

Com quem vamos?

O PPS abriu enquete no site para consultar os filiados sobre os rumos na eleição de 2014 para a Presidência da República. São dadas como opções o apoio às candidaturas de Aécio Neves (PSDB), Eduardo Campos (PSB), Fernando Gabeira (PV), José Serra (PSDB) e Marina Silva (Rede), além da candidatura própria. A sondagem só servirá de termômetro, já que a decisão só será tomada em convenção eleitoral do partido em 2014.

Oncinha na cadeia

O vereador da cidade de Marumbi (Norte), Natalino Cardoso, mais conhecido por oncinha, foi preso acusado por porte ilegal de arma e tentativa de homicídio qualificado. Oncinha foi o campeão de votos na última eleição para vereador. A prisão foi requerida pelo Ministério Público da cidade de Jandaia do Sul. O MP denunciou o verea­­dor porque ele teria atirado em um desafeto da cidade em fevereiro deste ano.

Pinga-fogo

"Difícil acreditar que o chefe, que ficava a porta ao lado de onde era operado o mensalão, não sabia de nada. A sociedade brasileira exige uma resposta."

Rubens Bueno (foto 2), deputado federal (PPS-PR), sobre o pedido da Procuradoria da República para que a Polícia Federal investigue a participação do ex-presidente Lula no mensalão.

Karlos Kohlbach – interino

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]