Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
quadro negro

Envolvida em esquema de corrupção da educação se entrega

Viviane Lopes de Souza é irmã do proprietário da construtora Valor, empresa investigada pelo Gaeco

Obra inacabada de escola em Campina Grande do Sul: segundo investigações, construtora recebia valores sem concluir serviços. | Albari Rosa/Gazeta do Povo
Obra inacabada de escola em Campina Grande do Sul: segundo investigações, construtora recebia valores sem concluir serviços. (Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo)

Uma das envolvidas no esquema de corrupção investigado pela Operação Quadro Negro, Viviane Lopes de Souza, que estava foragida desde 15 de janeiro, se apresentou na manhã desta quarta-feira na sede do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). Ela será encaminhada para a Penitenciária Feminina de Piraquara (PFP).

Viviane teve a prisão preventiva decretada pelo juízo da 9ª Vara Criminal de Curitiba. Ela é irmã de Eduardo Lopes de Souza, proprietário da construtora Valor, empresa que teria recebido indevidamente cerca de R$ 18 milhões da Secretaria de Estado da Educação (Seed), segundo denúncia apresentada pelo Ministério Público Estadual (MP).

A Valor venceu dez licitações da Seed entre 2011 e 2014 para reforma, ampliação e construção de escolas estaduais. As obras não foram realizadas, mas a Valor recebeu quase a totalidade dos pagamentos. Em dezembro, o MP denunciou 15 pessoas pelo esquema de corrupção, entre eles Viviane, Eduardo e a esposa dele, Patrícia Isabella Baggio.

O escândalo de corrupção veio à tona no fim de junho de 2015, quando a Seed anunciou que estava fazendo uma auditoria interna para apurar as irregularidades. Em 21 de julho, foi deflagrada a Operação Quadro Negro, com a prisão temporária de alguns dos suspeitos.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.