• Carregando...

O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, confirmou que o pacote fiscal em elaboração pela equipe econômica será apresentado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva em reunião no Palácio do Planalto na manhã de terça-feira.

De acordo com Bernardo, o principal objetivo das medidas é garantir que os gastos correntes do governo cresçam menos que o Produto Interno Bruto (PIB) e permitir o aumento dos investimentos no país, além da redução da carga tributária.

"Temos aí um conjunto grande de medidas e provavelmente o que vamos fazer amanhã é priorizar aquilo que vai ser feito imediatamente e coisas que podem ficar para o primeiro semestre do ano que vem'', afirmou a jornalistas.

O objetivo do governo é possibilitar crescimento mais robusto da economia em 2007, depois de um desempenho que ficará bastante aquém das expectativas iniciais neste ano. O mercado estima avanço do PIB inferior a 3 por cento em 2006.

Lula e representantes da equipe econômica têm afirmado que a meta é fazer o país crescer 5 por cento no próximo ano.

Bernardo evitou dar detalhes sobre o pacote, afirmando que os temas ainda estão sendo debatidos e podem sofrer modificações após serem apresentados a Lula. ``Tem um grupo de assessores preparando uma proposta para o presidente. Pode ser que amanhã mude um monte de coisa'', ponderou.

No caso da desoneração para investimentos, ele disse que existem algumas áreas a serem abordadas ``que já estão mais ou menos encomendadas'' por Lula, mas não citou nenhuma delas.

Bernardo participa na tarde desta segunda-feira de uma reunião com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, o secretário do Tesouro Nacional, Carlos Kawall, o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, e o secretário-executivo da Fazenda, Bernard Appy.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]