• Carregando...

Os petistas de outras alas andam irritados com as declarações de André Vargas sobre as eleições municipais de Curitiba. "Qualquer candidato do PT é definido pela vontade dos militantes do partido e não por declarações dos dirigentes à imprensa", disse a vereadora Professora Josete, contestando as declarações de Vargas de que a preferência da legenda é pelo nome de Gleisi Hoffmann para a prefeitura.

Controvérsia – Josete afirma que o candidato do PT à prefeitura de Curitiba deve ser definido pela vontade dos militantes do partido e não por declarações dos dirigentes da legenda à imprensa. "O partido em Curitiba já debate as possibilidades de prévia. Talvez o presidente não saiba disso porque ele não é da cidade", diz a vereadora.

Interrompida – O deputado estadual Jocelito Canto (PTB) obteve na Justiça Federal de Ponta Grossa uma liminar que interrompe a reforma do Cine Teatro Álvaro Augusto Cunha Rocha, o Cine Pax, até que seja feita uma nova perícia demonstrando a condição do lugar, dentro de 30 dias. O deputado responde na Justiça a uma ação sobre o possível superfaturamento das obras no local e a não-realização das reformas que constavam no projeto, em 1998, quando era prefeito da cidade.

Provas – Segundo Jocelito, a nova reforma do teatro poderia descaracterizar provas de que não houve irregularidades na obra do Cine Pax na época em que ele era prefeito. A prefeitura recebeu do Ministério da Cultura uma verba de R$ 60 mil para realização do projeto. "Quero uma nova perícia para mostrar que o que houve foi um erro da prefeitura em não avisar que o projeto original foi modificado. Mas todo o dinheiro foi gasto em obras no local", disse o deputado.

Reforma – O líder do prefeito na Câmara Municipal de Curitiba, Mário Celso Cunha (PSDB), disse que a Câmara Federal deveria voltar a discutir, com rapidez, os pontos da Reforma Política que foram abandonados no primeiro semestre. O vereador lembra que, se forem aprovadas antes de 5 de outubro, as mudanças devem valer para as eleições do próximo ano. "A regra que vale hoje pode não ser mais reconhecida amanhã, o que cria um clima de instabilidade em torno de eventuais candidaturas", diz Cunha.

Teto – O Tribunal de Contas respondeu na quinta-feira uma consulta do município de Alto Paraná que perguntou sobre contratação de médicos para o Programa Saúde da Família. O problema daquele e de muitos pequenos municípios do estado é que o teto salarial dos servidores é o valor do vencimento do prefeito, que em diversas cidades é menor do que o piso salarial dos médicos.

Carga – O TC respondeu que a solução seria diminuir a carga horária dos médicos para não pagar a menos, e não aumentar o salário do prefeito.

IPVA – A Assembléia Legislativa realiza Audiência Pública para discutir a "guerra fiscal" em torno das alíquotas do IPVA na terça-feira, no Plenarinho da Casa. A audiência deve ter a presença de despachantes de trânsito, representantes da Secretaria da Fazenda, autoridades municipais e o Sindicato dos Despachantes de Trânsito do Paraná.

Formação – O presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador José Antônio Vidal Coelho, e o juiz federal, Marcelo Malucelli, diretor de foro da Justiça Federal de 1.º grau no Paraná, assinaram um convênio formalizando a cooperação mútua entre os dois órgãos do Judiciário. Pelo convênio, a Justiça Federal e o Tribunal de Justiça vão se unir na capacitação, treinamento e na reciclagem de servidores que atuam na área administrativa dos dois órgãos.

***

"Queremos proximidade com o PMDB. Temos aliança com o Requião, com secretários no governo. Mas entendemos que eles têm legitimidade para ter candidato próprio."

Deputado federal André Vargas, presidente estadual do PT, sobre as eleições municipais de 2008 em Curitiba.

***

Pinga-Fogo

O vereador Tico Kuzma (PSB), que saiu recentemente do PPS, disse que não entende como seu ex-partido pode dizer agora que tem identidade com a pré- candidata do PT para a prefeitura de Curitiba, Gleisi Hoffmann, se o partido é oposição ao PT nacional

*** O diretório estadual do PMDB estabeleceu 30 de agosto como data-limite para eleição de diretórios nos municípios que ainda estão com direções provisórias.

*** Organizando-se para as eleições do ano que vem, o PMDB também designou o deputado federal Rodrigo Rocha Loures para promover um encontro entre os pré-candidatos a prefeito e vereador na região metropolitana de Curitiba

*** O deputado federal Max Rosenmann (PMDB) participa na segunda e terça-feira da quarta sessão ordinária do Parlamento do Mercosul, em Montevidéu, Uruguai

*** A pauta inclui a discussão do regimento interno e a agenda política do órgão, que tem como objetivo consolidar a integração econômica, social e política entre os países integrantes do bloco.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]