• Carregando...

A divulgação dos cargos e salários dos servidores públicos do Paraná na internet recebeu elogios do comitê que elaborou o índice de transparência. "É uma iniciativa única até agora e que deveria ser seguida pelos demais estados", disse o secretário-geral da ONG Contas Abertas, Gil Castello Branco. Por outro lado, a usabilidade do site paranaense (facilidade de navegação) foi criticada.

A análise questionou a impossibilidade de realização de downloads completos do banco de dados e a pulverização das informações. "O conteúdo não se encontra em um único site, mas existe um link no site que direciona para as informações disponibilizadas pelos outros portais", diz a avaliação. Apesar de haver o domínio www.transparencia.pr.gov.br, os dados estão divididos entre espaços mantidos por diferentes secretarias, como a de Fazenda e da Administração.

Além disso, o governo paranaense não dá acesso aos repasses voluntários feitos pelo governo aos municípios e a outras entidades. Sem isso, não é possível aferir se há diferenciação no tratamento aos prefeitos ou a ONGs, por exemplo.

A linguagem do portal também é demasiadamente técnica. "Muitas vezes é necessário entender mesmo da matéria para fazer a pesquisa", admite o coordenador de informática da Celepar na Secretaria Estadual da Fazenda, Marcelo Rossetti, que trabalha no portal www.gestaododinheiropublico.pr.gov.br. O endereço concentra as informações financeiras do estado.

Segundo Rossetti, a avaliação mostra que o governo tem acertado no portal, mas precisa evoluir. "Temos o site desde 2004, bem antes da obrigatoriedade de divulgar as informações. É claro que fomos incrementando, mas precisamos melhorar principalmente na parte gráfica."

Serviço: confira todos os links da transparência do governo do estado no endereço www.cidadao.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=67

Assista à reportagem em vídeo

Veja todas as denúncias feitas pelo jornal Gazeta do Povo e pela RPCTV sobre os Diários Secretos da Assembleia Legislativa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]