• Carregando...

O Partido Verde do Paraná aprovou, em reunião da Exe­­­cutiva Estadual realizada em Curitiba, o pedido de impeachment de Nelson Justus (DEM), presidente da Assem­­­­bleia Legislativa, e de Ale­­­xandre Curi (PMDB), primeiro-secretário da Casa, por decoro parlamentar. O pedido será protocolado na Comissão de Ética da Assembleia nesta segunda-feira (7), às 10 horas.

A reunião realizada nesta sexta-feira (4) durou mais de 3 horas e conforme avaliação dos dirigentes do partido, a permanência dos dois deputados à frente da Casa de Leis é insustentável diante da gravidade dos acontecimentos.

A ação protocolada pelo PV tem como fundamentação a série de reportagens "Diários Secretos", da Gazeta do Povo e da RPC TV, e a investigação feita pelo Ministério Público do Paraná, além das ações que tramitam no Judiciário contra ex-dirigentes da Assembleia.

Na quarta-feira (2), a reportagem da Gazeta do Povo e RPCTV mostrou que o Ministério Público Estadual (MP) apresentou duas ações na Justiça. Com uma medida cautelar, o MP requer, liminarmente, o afastamento de Justus e Curi. A ação civil que pede o afastamento dos deputados Nelson Justus (DEM) e Alexandre Curi (PMDB) de seus cargos da Assembleia Legislativa do Paraná já está na 2ª Vara da Fazenda Pública de Curitiba.

A cautelar, além do afastamento das funções, pede ainda a indisponibilidade de bens dos dois deputados. Os promotores sugerem à Justiça o bloqueio de cerca de R$ 10 milhões para garantir a devolução do que teria sido desviado dos cofres públicos – além do pagamento de multa, que pode ser fixado em até o dobro do valor dos recursos públicos.

A Assembleia também divulgou na segunda-feira (31) a lista de servidores da Casa, elaborada depois de um recadastramento funcional. A listagem traz 1.308 funcionários comissionados, 33% a menos do que o total de 1.941 servidores divulgados no ano passado, na chamada "lista da transparência". Outros 454 funcionários efetivos constam na relação. Mas a nova lista revela que pelo menos 17 pessoas suspeitas de envolvimento em irregularidades conti­nuam trabalhando na Casa. Entre elas, estão Luís Alexandre Barbosa e Sérgio Roberto Monteiro. Na nova lista, ambos aparecem nomeados para o gabinete do deputado Nelson Justus (DEM), presidente do Legislativo estadual.

Veja todas as denúncias feitas pelo jornal Gazeta do Povo e pela RPCTV sobre os Diários Secretos da Assembleia Legislativa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]