• Carregando...
 | Felipe Varanda/Folha Imagem
| Foto: Felipe Varanda/Folha Imagem
  • Veja onde fica Cândido de Abreu

O cientista político César Benjamin parece ignorar ou prefere omitir que foi nomeado pelo governador Roberto Requião para o cargo de diretor-presidente da TV Educativa, com o polpudo salário de R$ 5 mil. Ao descrever seu currículo ontem, em artigo assinado na Folha de S.Paulo, Benjamin se apresentou como editor da Editora Contraponto e colunista da Folha. Enumerou outros locais onde trabalhou como a Fundação Getulio Vargas e a prefeitura do Rio de Janeiro, município onde vive. Mas não fez nenhuma menção ao cargo de diretor-presidente da emissora paranaense, o que reforçou a suspeita da oposição ao governo na As­­­sembleia de que seja funcionário fantasma. "Queremos saber o que exatamente ele faz e desde quando", disse o líder da oposição, Élio Rusch (DEM). Temendo desgaste político em manter o colaborador no cargo, a direção da TV Educativa admite rever a situação de Benjamin.

Aliás...

Por falar em Assembleia, o deputado estadual Mario Roque (PMDB) fez a sua despedida ontem do cargo. O presidente da Casa, Nelson Justus (DEM), marcou a posse do suplente, Wilson Quinteiro (PSB), para amanhã, no gabinete da presidência. Justus respondeu a uma questão de ordem formulada por Reni Pereira (PSB), para dar posse ao suplente porque o prazo para extinção do mandato de Roque, determinado pela Justiça, termina nesta sexta-feira.

Ele perdeu o mandato por infidelidade partidária.

Vai voltar

A CCJ do Senado aprovou ontem a PEC que exige a formação superior em Jornalismo para o exercício da profissão. A iniciativa, de autoria do senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), foi apresentada depois que o Supremo derrubou a obrigatoriedade do diploma, em junho. Para passar pelo Senado e ser remetida à apreciação na Câmara dos Deputados, a emenda deve ser aprovada em dois turnos por pelo menos 49 dos 81 senadores que integram a Casa. Uma PEC semelhante foi aprovada em novembro pela Câmara. A proposta tramita em comissão especial e deve ser votada no início do ano que vem.

Azeredo

O STF retoma hoje o julgamento do mensalão tucano, no qual o senador Eduardo Azeredo (PSDB) é acusado de uso de caixa 2 na campanha eleitoral de 1998. No início de novembro, o julgamento foi suspenso com o pedido de vista do ministro José Antonio Toffoli, após a polêmica aberta em torno de um recibo que comprovaria o esquema ilegal.

Eleição fora de época

Os moradores de Cândido de Abreu, região central do estado, vão escolher o novo prefeito da cidade no dia 13 de dezembro. O clima de campanha tomou conta do município. A eleição fora de época foi determinada pelo TRE-PR depois que o vencedor do pleito de 2008 não pode assumir a administração. Richard Golba (DEM) e o vice Luiz Czerpicki (PDT) tiveram o registro de candidatura negado em decorrência de irregularidades na prestação de contas de mandato anterior.

Campanha

A viagem do governador Requião a Brasília para lançar sua pré-candidatura à Presidência da República com o avião oficial e levando repórteres da TV Educativa levantou críticas na Assembleia. O líder da oposição, Élio Rusch (DEM), questionou ainda a publicação do evento na página oficial do governo. "Requião tem usado os veículos de comunicação do governo para promoção pessoal e ataques aos desafetos políticos, motivo este que já rendeu uma ação da Justiça Federal. Agora ele chegou ao cúmulo de usar a máquina para se promover como candidato."

Pinga-fogo

"O PT tem bons nomes para ocupar a vice de Pessutti, como propôs o governador Requião. Assim como o PMDB também tem bons nomes para ocupar a vice de Dilma."

Gleisi Hoffmann, atual presidente do PT do Paraná, tentando uma nova aproximação com o PMDB paranaense, comandado pelo governador Requião, de olho na eleição de 2010.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]