• Carregando...

Os servidores estaduais vão receber o pagamento do 13.º salário no dia 9 de dezembro e o salário de dezembro no dia 16. O pagamento adiantado soma quase R$ 760 milhões para 227 mil servidores da ativa, aposentados e pensionistas.

De acordo com a Secretaria de Administração, o principal objetivo da antecipação dos pagamentos é facilitar a vida do funcionário público em função das despesas de final de ano, que sempre são maiores que as dos meses anteriores, em razão do período de festas. "Além de antecipar, estamos nos preocupando em divulgar essa medida com antecedência para que o servidor já saiba das datas dos depósitos e possa planejar seu orçamento doméstico", observa a secretária da Administração e da Previdência, Maria Marta Lunardon.

Assim como vem ocorrendo com a folha de pagamento deste mês, os valores das folhas do 13.º e dos vencimentos de dezembro, dos servidores da ativa já serão depositados no Banco do Brasil.

O governo acabou com a exclusividade que o Itaú tinha das contas do estado e assinou contrato com o Banco do Brasil para o pagamento de pessoal. Desde a última semana até ontem, 50 mil funcionários públicos – de um total de até 140 mil que deverão mudar de banco neste primeiro momento – abriram conta no Banco do Brasil.

O Banco do Brasil implantou 12 pontos temporários, em Curitiba, para atender exclusivamente os servidores públicos estaduais. Os funcionários públicos que não abriram a conta no banco até ontem vão receber normalmente pela conta antiga do Banco Itaú. A partir de dezembro, elas começam a receber pelo novo banco.

Por enquanto, a mudança para o Banco do Brasil não vale para aposentados, pensionistas e nem para servidores públicos que já deram entrada no pedido de aposentadoria. Também ficam de fora da mudança os funcionários de estatais e autarquias que têm fonte própria para despesas com pessoal (Emater, Ceasa, Claspar, Codapar, Mineropar, Portos de Paranaguá e Antonina) e das cinco universidades estaduais.

Os postos de atendimentos temporário funcionam das 9 às 17 horas (a exceção é o da Alameda Doutor Muricy, que fica aberto das 10 às 16 horas). Nesses postos, os servidores públicos podem abrir a conta para o recebimento dos salários.

Os postos temporários (veja quadro acima) foram implantados apenas na capital, pois é em Curitiba onde está a grande maioria dos 140 mil servidores estaduais da ativa. No interior, a orientação dada ao servidor é para que ele se dirija a qualquer agência do Banco da Brasil.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]