• Carregando...

Por conta do tempo fechado, que impediu vôos no Aeroporto Afonso Pena na manhã de ontem, o governador Roberto Requião e toda a sua comitiva tiveram de cumprir a extensa agenda do dia de carro mesmo. O primeiro compromisso foi em Ponta Grossa. Mas o grupo precisou rodar muito mais. Tinha presença confirmada em Umuarama, Campo Mourão e Londrina.

Cansaço – A mudança de planos deve ter deixado ainda mais cansado o governador, que assumiu ontem que não teve forças para comparecer à abertura do Congresso Nacional dos Municípios, realizada na quarta-feira em Curitiba, por causa de uma estafa. "Eu não consegui, eu apaguei. Apaguei pelo cansaço, pelo estresse", disse.

Psiquiátrico – Durante a inauguração de um hospital em Ponta Grossa, o governador afirmou que "os leitos psiquiátricos sempre terão bom uso" e os indicou a um político que teria falado que o governo não investe na cidade. "À disposição dos meus detratores, os dez leitos psiquiátricos. E para aqueles que não estão se comportando bem, tem o cadeião, que está sendo reformado."

Rejeição – Falando como candidato, Requião reconheceu que tem em Ponta Grossa a maior rejeição do estado. Tudo por conta do fechamento do curso de Medicina, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Segundo ele, a desaprovação chegaria a 36%. Mesmo assim, pesquisas de opinião apontariam – ainda de acordo com o governador – que ele tem 60% de intenção de voto na cidade.

Manifesto – A indefinição sobre a candidatura ao governo do estado está fazendo com que até suplentes das diretorias dos partidos tomem posição. Ontem o economista Aristides Girardi, membro suplente do diretório do PSDB do Paraná, enviou e-mail à imprensa, no qual defende o nome de Alvaro Dias para candidato a governador. "Independente da sua própria vontade, a cada dia que passa o senador paranaense Alvaro Dias se constitui em um dos mais importantes trunfos do PSDB no processo eleitoral do Paraná."

Escolhido – Os vereadores tucanos João Cláudio Derosso, Rui Hara, Nely Almeida, Paulo Frote e o suplente de vereador Luís Ernesto viajam para Belo Horizonte no fim de semana para participar da Convenção Nacional do partido, no domingo.

Lugar na rua – Feirantes e artesãos da cidade se encontraram ontem com o presidente do Instituto de Turismo, Luiz de Carvalho, e o presidente da Câmara, João Cláudio Derosso (PSDB). A pauta da reunião foi a criação de espaço a novos feirantes na tradicional feira dominical do Largo da Ordem. "Vamos buscar uma solução para a falta de espaço", diz Derosso.

Lobby – O presidente da Paraná Esporte, Milton Alves, desembarcou ontem em Brasília com o objetivo de buscar mais recursos para a pasta. Ele se reuniria com o ministro do Esporte, Orlando Silva, que também é do PCdoB. Alves reivindica verbas para projetos como o "Segundo Tempo", que consiste no aproveitamento de espaços ociosos em clubes e no contra-turno escolar por crianças e jovens em situação de risco social.

Internacional – O deputado estadual Geraldo Cartário (PMDB) recebeu ontem a visita do parlamentar Carlos Páscoa, de Portugal. Os dois selaram um pacto para atendimento das familiares de paranaenses que moram em Portugal. "Isso dará tranquilidade maior para as famílias que moram na Europa", disse Cartário. Páscoa, segundo ele, é um caso inédito porque morava no Rio de Janeiro e foi eleito deputado da República de Portugal.

Reajuste – O deputado estadual Mauro Moraes (PMDB) fez um apelo à administração municipal para melhorar os salários dos fiscais dos tributos municipais. Durante reunião com o presidente do sindicato da categoria, Rui Souza, Moraes disse que considera justa a reivindicação de 200% de produtividade e ajuda de custo para o transporte. Para o deputado, é "insignificante" o salário de um fiscal de ISS: R$ 1,4 mil, comparado ao serviço que a classe presta ao município.

Pinga-fogo

* A Câmara Municipal de Curitiba entregou ontem o Prêmio Ecologia e Ambientalismo ao ex-vereador e ex-diretor-geral do Detran, Marcelo Almeida, por ações em prol da preservação do meio ambiente em 2005

* Almeida é ainda fundador da ONG Ecologia Urbana e, enquanto parlamentar, trabalhou a favor do sistema de coleta de lixo na capital

* A deputada federal Dra. Clair (PT) e o deputado estadual Tadeu Veneri (PT) promovem na próxima segunda-feira, dia 12, audiência pública na Assembléia Legislativa do Paraná para discutir a Política Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]