• Carregando...
 | Ed Ferreira/AE
| Foto: Ed Ferreira/AE

O prefeito de Curitiba, Luciano Ducci (PSB), foi uma das estrelas nas transmissões de cargos aos novos secretários estaduais na manhã de ontem, primeiro evento do governo Beto Richa (PSDB). Ducci compôs a mesa oficial que deu posse a Durval Amaral, novo chefe da Casa Civil, e a mais outros sete secretários. Logo depois, participou e discursou na posse de Michele Caputo Neto na pasta da Saúde. Aliado de Beto Richa, de quem foi vice-prefeito e herdou o Executivo municipal, Ducci deve buscar a reeleição em 2012. Entretanto, ele vai ter de disputar o apoio dos tucanos com o deputado Gustavo Fruet (PSDB). O parlamentar já declarou a intenção de ser candidato à prefeitura de Curitiba, e a votação expressiva que ele recebeu em Curitiba na disputa pelo Senado no ano passado – 646.886 votos – o cacifa para isso. As movimentações nos bastidores indicam um possível racha no ninho tucano e já se especula a possibilidade de Fruet deixar o PSDB caso o partido prefira dar a legenda para Ducci.

Barrados

Seguranças do Palácio do Planalto barraram, na manhã de ontem, dois manifestantes que protestavam contra a saúde no país e contra um suposto "roubo" no programa Bolsa Família. O primeiro a ter a entrada impedida foi o policial militar reformado por invalidez Wagner Onofre (foto). Ele chegou ao Palácio do Planalto empunhando um caderno com uma série de críticas à saúde, mais especificamente no Amazonas, e disse que pretendia entregar os documentos pessoalmente para a presidente Dilma Rousseff. Dez minutos depois do episódio com o policial militar reformado, outro manifestante chegou ao Planalto. O eletricista José Antônio Beltrão, morador do bairro Riacho Fundo II, área pobre de Brasília, carregava um isopor com a inscrição: "Dilma, a Bolsa Família está sendo roubada".

Aliás...

Durante o evento de ontem, Ducci afirmou que se sente honrado em ser aliado e amigo de Richa. Mas garantiu que os dois ainda não conversaram sobre a eleição municipal. "Antes de 2012 tem 2011. Mas a gente vai trabalhar bastante para que 2012 a gente tenha condições de participar de um processo que é justo, que é disputar a reeleição", afirmou. Sobre uma possível disputa com Fruet, o prefeito disse que é cedo para comentar o assunto. "Tenho uma boa relação, o apoiei para o Senado. Acredito que 2012 a gente vai conversar melhor sobre isso."

Parceria federal

Em uma rápida conversa com a presidente Dilma Rousseff (PT) no sábado, Beto Richa ouviu a garantia que a União manterá parcerias com todos os governadores, mesmo os da oposição. "Com o governo federal estando de portas abertas, vamos reivindicar melhorias para o Paraná, principalmente na área de infraestrutura", afirmou ontem o tucano. Ele disse que torce para o sucesso da petista, pois "o sucesso da presidente significa o sucesso do país e do nosso do estado".

Engolindo a seco

Na transmissão de cargo para Michele Caputo Neto, o ex-secretário de Saúde Carlos Moreira Júnior, não escapou de ouvir algumas alfinetadas. Caputo reclamou de déficit orçamentário, da falta de pessoal e equipamentos em hospitais e da falta de regulamentação do Fundo Estadual de Saúde. Mas ele agradeceu a Moreira pelas informações repassadas à equipe de transição de Beto Richa.

De bermuda e chinelo

Em seu segundo dia como ex-presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (foto) acordou às 9 horas e almoçou uma refeição especialmente preparada por sua mulher, Marisa Letícia: arroz, feijão e pastéis. De acordo com a segurança pessoal do ex-presidente, ele passou o dia de chinelos e bermuda e aproveitou o dia chuvoso em São Bernardo do Campo (SP) para ler jornais e assistir a telejornais na tevê. Na semana passada, o ex-presidente disse que não perdeu nada ao não ler jornais durante seu governo. Lula planejava viajar para o Guarujá, no litoral paulista, mas as fortes chuvas na região de São Bernardo do Campo o impediram de seguir viagem com a família na tarde de ontem.

Pinga-fogo:

"Dilma é a primeira presidenta brasileira que, pelo menos em um momento da sua vida, acreditou que a saída para o país e para o mundo era revolucionária."

Do deputado Arlindo Chinaglia, (PT-SP) em entrevista ao site Congresso em Foco. Para Chinaglia, a presidente Dilma Rousseff é a primeira representante realmente de esquerda a chegar ao poder no país.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]