• Carregando...
 | Daniel Derevecki/ Gazeta do Povo
| Foto: Daniel Derevecki/ Gazeta do Povo

O deputado estadual Plauto Miró (DEM) nega veementemente que tenha sido sondado para disputar a presidência da Assembleia Legislativa. O nome de Plauto seria uma alternativa à candidatura do tucano Valdir Rossoni, que tem sido bombardeada nos últimos dias. Por não ter um bom trânsito entre os colegas de Casa, Rossoni teria sido escolhido como alvo preferencial dos deputados insatisfeitos com as nomeações feitas pelo governador Beto Richa (PSDB). "Não existe nada nesse sentido. Para mim, isso está sendo plantado, talvez numa tentativa de dividir a chapa do Rossoni", afirmou Plau­­to, que foi indicado pelo DEM para ser primeiro-secretário na chapa do tucano.

A pergunta

O deputado Nelson Garcia (PSDB) voltará mesmo de viagem hoje?

Desde que foi anunciada a intenção de Nelson Garcia de disputar a presidência da Assembleia, concorrendo com o também tucano Valdir Rossoni, o deputado está incomunicável. De acordo com sua assessoria, ele está de férias em uma fazenda no interior do estado. A expectativa é que ele volte hoje e esclareça a situação da disputa pela presidência da Assembleia.

Partido ou coligação? 1

O deputado federal Humberto Souto (PPS-MG) entrou com mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF) para ocupar, na condição de suplente, a vaga que deverá ser aberta, no início da próxima legislatura, em 1.º de fevereiro, com o afastamento de Alexandre Oliveira, também do PPS, empossado no cargo de secretário de Estado Extraordinário de Gestão Metropolitana de Minas Gerais.

Partido ou coligação? 2

Souto concorreu à reeleição pela coligação PSDB/DEM/PP/PR/PPS e foi o mais votado entre os candidatos do PPS que não foram eleitos. Segundo o deputado, a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados já manifestou o entendimento de que a convocação de suplentes obedecerá a ordem da coligação, desprezando critério estabelecido pelo STF de que o mandato eletivo pertence ao partido político e, no caso de vacância, a legenda tem direito de manter a representação obtida nas eleições.

Debate científico

As discussões da II Conferência Mundial de Cortes Constitucionais serão iniciadas nesta segunda-feira. O evento será realizado no Hotel Sofitel, no Rio de Janeiro, e reunirá delegações de mais de 90 países. Serão tratados temas como "A separação de poderes e a independência dos tribunais constitucionais e órgãos equivalentes", "A independência do Tribunal Constitucional como instituição" e "A independência judicial como direito humano". A conferência vai até amanhã.

Popularidade na rede

Um levantamento feito pelo STF mostrou que uma entrevista sobre a Lei da Ficha Limpa é o vídeo mais acessado do quadro Saiba Mais, do canal oficial do Supremo no YouTube. O vídeo, que re­­­per­­­cute a decisão do Tribunal Supe­­rior Eleitoral (TSE) que considerou a Lei da Ficha Limpa constitucional e apli­­­cável para as eleições de 2010, teve mais de 8 mil atualizações. A entrevista com o advogado Paulo Castelo Branco, que trata da condenação de assassinato sem corpo da vítima, é a segunda mais vista, com 7.337 exibições.

Colaborou Flávia Alves

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]