• Carregando...

Reincidente

Lula faz campanha antecipada e pede votos para Padilha

O evento na Casa de Portugal, em São Paulo, na noite de sexta-feira, era para lançar a candidatura de Emidio de Souza à presidência do PT no estado, mas o político promovido em quase todos os discursos foi o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, nome do partido para a disputa do governo do estado em 2014.

Lula disse que não poderia falar sobre eleição para não ser multado por campanha antecipada. "Cada vez que eu faço discurso falando de campanha, sou multado em R$ 5.000", afirmou. Apesar disso, encerrou seu discurso pedindo apoio ao futuro candidato. "Quero dizer para vocês, sem ter falado de eleição, que nós precisamos eleger o Padilha para ele ajudar a Dilma", afirmou o ex-presidente. "Se ela tiver por trás o Padilha, o Mais Médicos e o Estado de São Paulo, vai ficar muito mais fácil a gente fazer muito mais pelo Brasil."

Último a discursar antes de Lula, Padilha declarou que está sendo chamado de "candidato no armário". Ele disse não saber quem será o postulante do PT ao Palácio dos Bandeirantes, mas afirmou que será eleito para o governo "com a força da militância".

Duas pessoas foram detidas (uma delas ficou ferida e foi socorrida antes de ser presa) após uma manifestação que terminou em frente a um evento do PT em São Paulo, onde estavam o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, na noite de sexta-feira.

Uma das pautas do protesto era a crítica à aceitação dos embargos infringentes no julgamento do mensalão, que permitirá a reavaliação das sentenças de 12 réus, entre eles o petista e ex-ministro José Dirceu.

O ato começou na Avenida Paulista e percorreu o centro da cidade até chegar à Casa de Portugal, na Avenida da Liberdade, onde Lula e Padilha participavam do lançamento da candidatura do ex-prefeito de Osasco Emidio de Souza à presidência do PT-SP.

Segundo a PM, houve confusão quando um motociclista tentou furar o bloqueio provocado pelo protesto. Os manifestantes tentaram agredi-lo. Os policiais reagiram, e integrantes do grupo começaram a atirar pedras. De dentro da Casa de Portugal foi possível ouvir o barulho de explosão de uma bomba. A PM deteve duas pessoas. Uma delas ficou ferida e foi levada ao pron­to-socorro antes de ser levada para o 78.º Distrito Policial.

Durante o evento, militantes do PT foram informados que o protesto estava acontecendo e que deveriam sair calmamente e sem entrar em provocações quando o ato político terminasse.

Lula brincou que a manifestação devia ser de eleitores de Emidio de Souza. O mestre de cerimônias, no final, disse que o protesto seria contra o governador Geraldo Alckmin (PSDB-SP), devido à reação violenta da polícia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]