• Carregando...
Jairo Mattos e Paulo Gorgulho em cena de "Cata-Dores" | Divulgação/Calvin Entretenimento
Jairo Mattos e Paulo Gorgulho em cena de "Cata-Dores"| Foto: Divulgação/Calvin Entretenimento

PF cumpre mandado de busca na casa do irmão de Lula

A Polícia Federal cumpriu um mandado de busca na casa do irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Genival Inácio da Silva, o Vavá, que mora em São Bernardo do Campo (SP), na região do ABC.

A PF confirmou que a busca está relacionada à Operação Xeque-Mate, mas não esclareceu por quais razões específicas o irmão do presidente é investigado.

Leia reportagem completa

Lula acredita na inocência de seu irmão

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse em Nova Délhi, na Índia, que não acredita que seu irmão Genival Inácio da Silva, o Vavá, esteja envolvido com irregularidades investigadas pela Operação Xeque-Mate da Polícia Federal.

"Não acredito que ele tenha envolvimento com qualquer coisa", disse. Lula acredita que Vavá apareceu numa ligação interceptada pela PF. "Se a pessoa fala pelo telefone, se há uma escuta para te investigar, e se depois pegam outra pessoa conversando com você, ora, todos estarão suspeitos até que se prove o contrário. Essa e a lógica".Leia reportagem completa

O ex-deputado estadual do Paraná, Nilton Cézar Servo, e o filho, Victor Emmanuel Servo, foram presos na tarde desta terça-feira na cidade de Uberlândia, em Minas Gerais. Com as duas prisões, sobe para 79 o número de detidos pela Polícia Federal (PF) durante a "Operação Xeque-Mate", deflagrada na segunda-feira. Nesta terça, a PF deve começar a ouvir os presos.

A PF espera prender outras seis pessoas, mas por questões de segurança não informou onde seriam os locais. A ação da PF tem como objetivo de desmontar quadrilhas especializadas em crimes como contrabando, corrupção e tráfico de drogas, além de envolvimento em jogos de azar.

O ex-parlamentar é apontado pela polícia como um dos principais exploradores de caça-níqueis em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Ele movimentaria por dia R$ 45 mil. Servo foi flagrado pela PF em escutas telefônicas autorizadas pela justiça. Numa destas conversas, o ex-deputado estaria conversando com Genival Inácio da Silva, o Vavá, irmão mais velho do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Na casa de Vavá, em São Bernardo do Campo (SP), na região do ABC, em São Paulo, os agentes cumpriram mandado de busca e apreensão.

A possível conversa entre Vavá e Servo foi levantada por um dos filhos de Vavá, Edson Inácio da Silva, ao tentar explicar a ação da PF na casa do pai. "Uma conversa parece que era com o Nilton (Servo), uma pessoa que é lá do Mato Grosso. O Nilton (Servo) é conhecido do meu pai há uns dez anos", disse. Servo já estaria sendo monitorado pela PF.

O outro filho do ex-deputado do Paraná, Nilton Cézar Servo II, foi preso na segunda-feira em Curitiba. No Paraná, ainda foi detido o empresário Paulo do Carmo Sgrinholi - preso em Umuarama, no Noroeste do estado. Em Maringá, na mesma região, a PF deteve num hotel o advogado Adriano Jurado. De acordo com informações da PF, Jurado estava de passagem pela cidade paranaense, mas ele seria alvo da PF em Campo Grande.

Além dos dois detidos nesta terça em Minas Gerais, a PF prendeu 56 suspeitos em Mato Grosso do Sul, 16 pessoas em São Paulo, duas no Paraná (além do advogado que estava de passagem pelo estado), e três em Rondônia, Mato Grosso e Distrito Federal. Entre os acusados, estão oito policiais civis, três policiais militares, dois tenentes-coronéis.

As prisões, determinadas pelo juiz da 5ª Vara Federal de Campo Grande (MS), Dalton Igor Kita Conrado, são temporárias, válidas por cinco dias, podendo ser prorrogadas por mais cinco, caso a Justiça autorize.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]